Ciclo vicioso perverso: analfabetismo no Brasil

Crime do analfabetismoA Unesco no Brasil afirma que no país existem cerca de 16 milhões de analfabetos com mais de 14 anos de idade. Mais da metade das crianças de quatro a seis anos está fora da escola, assim como uma em cada cinco pessoas entre dez e 17 anos. Isso significa que sete milhões de crianças e adolescentes estão privados do direito à educação fundamental. Olhando assim, é um bom momento para se refletir sobre o futuro do país, sobre as políticas que visam uma educação acessível a todos os cidadãos. Não adianta que sejam criadas metas nacionais e internacionais para a redução da pobreza sem que haja uma educação que dê acesso a todos. Melhor dizendo, a deficiência da educação somente ampliará as desigualdades e o aumento da pobreza. É, por assim dizer, uma bomba de efeito retardado e um ciclo vicioso perverso. Há que se mobilizar os políticos para que seja garantido o ingresso de todas as crianças na escola. O grande desafio da sociedade é, antes de tudo, educar as crianças e os jovens. Acelerar todas as iniciativas nessa área é uma questão inadiável.

One Response so far.

  1. Ação Coletiva 15/9/2005 10:54

    Bom, os governantes, sabem que um povo educado, tem uma nação melhor, com igualdade, consciência plena de potencialidades…E tem muita gente dedicada, confiante, esperando o apoio, para ajudar esse povo massacrado pela sociedade vigente!

    ” Afinal, a ignorância é indiscutivelmente a principal razão para o declínio e a queda dos povos e a perpetuação dos preconceitos. Nenhuma nação pode ter pleno êxito e considerar-se realizada enquanto não facultar meios de ensino a todos os seus cidadãos.”

    Casa Universal de Justiça


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado