América, a novela das 8

AMERICAComentaremos hoje um dos programas de maior audiência da atualidade na televisão brasileira. Trata-se do sucesso que vem alcançando a novela das oito da TV Globo, América. À primeira vista, parece que estamos em um outro Brasil. Mostra um país rural abastado, com peões que se vestem com grifes de Primeiro Mundo. Os rodeios passam a ser, digamos, festas de gala. As quadrilhas e danças sertanejas têm coreografias, passos ensaiados, sincronizados. E isso me dá saudade dos festejos populares do outro país: o real, o das vaquejadas nordestinas, do Bumba-meu-boi, onde nada é ensaiado, mas antes é vivenciado. A protagonista, Sol, diferente de tantas jovens, tem um sonho, uma obsessão de morar nos Estados Unidos. Para realizá-lo, parece disposta a ter em sua companhia marginais, traficantes. E está disposta, uma vez mais, a passar dias em cadeias norte-americanas. Tudo por acreditar, infantilmente, que o sucesso e a realização pessoal somente podem ser alcançados fora do Brasil. Acho que não preciso dizer mais nada, tal a fragilidade da trama, em que rasgos de lucidez parecem passar ao longe. Sou daqueles que, mesmo já tendo viajado por mais de 40 países e ter escrito um livro sobre o assunto (Viajar é preciso), ainda acreditam que o Brasil é um dos melhores países do mundo para se viver, crescer e realizar sonhos.

2 Responses so far.

  1. DAD (PINTORA) disse:

    Li agora este artigo e apesar de não ver muito esta novela que também passa aqui, em Portugal e depois das citações do autor do artigo resolvi escrever porque sempre me perguntei qual a necessidade de mascarar a realidade:o que os brasileiros veem via novela não é o absolutamente real, – é uma parte. Acho que talvez os que fazem as novelas queiram corresponder aos sonhos dos que não podem chegar à escala do que é mostrado. Talvez isso contribua para aumentar a sua auto-estima enquanto a verdade anda arredada. Por outro lado admiro a novela brasileira porque através dela passa muita mensagem em termos de hábitos alimentares, profilaxia, tratamento de alcóolicos, etc. Acho que tem a parte negativa e a positiva. Talvez seja um instrumento necessário de chamada de atenção para problemas que existem e essa é uma forma directa de chegar a eles porque todo o mundo vê novela…

  2. Cicero Pais disse:

    Gostaria que contace uma historia na novelas brazileiras sobre as vaquejadas do nordeste! Eu escrevi e estou escrevendo algo voltado para sa vaquejadas do nordeste! O nome provisorio e VAQEUJADA! E conta a histiria de dois irmaos e duas irmas que sao vaqueiros no nordeste onde derruba boi pelo rabo competindo em varias vaquejadas de todo nordeste! Onde vai mostrar um pouco dessa cultura e tambem a ciltura em geral do ceara! Festa de Santo Antonio, onde homens e mulheres vao buscar na mata fechada o pau da bandeira que vai ser erguida enfrente a igreja da cidade! sa novenas que e um marco na vida dos sertanejos! Gestas populares como o forro de pe de serra e outros!!!!!


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado