As tais “ações afirmativas”

Acoes AfirmativasFala-se muito em ações afirmativas, em leis contra a discriminação racial no Brasil. Mas a verdade é que os negros são diariamente discriminados. Portanto, torna-se necessário compensar tal discriminação negativa com outra de caráter positivo. O tratamento universalista não dá importância à questão étnica. E não combater o racismo “cordial” é compactuar com ele. Sabemos que hoje em dia a casa grande e a senzala foram transportados para as moradias das classes média e alta. A casa grande é a sala de estar, e a senzala o cubículo onde dorme a empregada. Outra constatação é a de que, atualmente, na sociedade brasileira, têm-se a percepção de que o negro só pode ascender socialmente por meio do esporte e da arte. Portanto, os modelos para os negros provavelmente viriam da prática desses dois tipos de atividade. Isso é injustiça patente. Pesquisas demonstraram que, se fossem dadas condições igualitárias de educação, moradia e emprego a brancos e a negros, o resultado seria o progresso de ambos os grupos em um mesmo ritmo, sem a ocorrência de qualquer descompasso entre um e outro. O preconceito está no olho de quem vê. Mudemos nosso olhar e vejamos o próximo sem qualquer discriminação ou idéia preconcebida.

One Response so far.

  1. Dad disse:

    Aí é Brasil, aqui que é europa acho que a descriminação é classista mais do que racista, embora haja sinais de alguma xenofobia com o aparecimento de tanta gente de leste, desde que o Acordo de Shengen foi assinado….

    Mas é verdade que a Terra é um só pais e a Humanidade os seus cidadãos? Acreditamos nisto? Então temos é mais é que integrá-los.
    Nós também fomos um povo da diáspora e agora olhamos enviezado para os outros????


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado