Ética e liberdade de expressão

Liberdade de Expressao e EticaOutro dia fui fazer uma palestra sobre ética e liberdade de expressão em Brasília. Fiquei bem impressionado como esse tema vem entusiasmando as pessoas. E mais ainda por ver o senso crítico aflorar quando se trata da qualidade dos programas da nossa televisão. Bem sabemos que o direito de livre expressão não está apenas protegido na Declaração Universal de Direitos Humanos, como também na nossa Constituição. Mas, convenhamos, uma coisa é direito de expressão e outra, bastante diferente, é usar tal direito de forma inadequada, visando criar medo na população – como no famoso caso da entrevista forjada com falsos seqüestradores em São Paulo –, ou com tendência a reforçar atitudes preconceituosas contra religiões, etnias e classes sociais. Há ainda diversos exemplos de constrangimento em entrevistas, em que o entrevistador usa e abusa de palavras de baixo calão. Em muitos programas dirigidos ao público infanto-juvenil, vemos um forte conteúdo de erotização e sensualidade, seja por meio de músicas e danças, ou no uso de roupas. Como estão ainda em fase de formação do caráter, tanto a criança quanto o adolescente, na maioria das vezes, não sabe como se posicionar e terminam acreditando que aquele padrão mostrado na TV é o que melhor condiz à sua individualidade, ao seu desenvolvimento psicológico e social. É uma questão primordial lutar pela elevação da qualidade da programação nos meios de comunicação de massa.

2 Responses so far.

  1. phentermine disse:

    phentermine

    truncations?pursuant unaccustomed bereaves markets compartmentalizes diopter:stamper phentermine http://phenterminehclhere.blogspot.com/

  2. Wagner disse:

    Mas esse direito de expressão tem ressalvas quanto ao uso de palavras de baixo calão??? é “permitido” proibir alguem de utilizar estas palavras???

    obrigado


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado