Idosos voltam ao mercado de trabalho

Idosos no mercado de trabalhoSegundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a terceira idade começa a partir de sessenta anos. Nesse período, há necessidade de a pessoa receber mais atenção, uma vez que as transformações fisiológicas começam a se acentuar. Com o desenvolvimento da medicina e da tecnologia, bem como da consciência social, os idosos passaram a ter melhor qualidade de vida – conseqüentemente, maior perspectiva de longevidade – e gozar de mais respeito social. Atualmente, os idosos representam uma grande força de trabalho – o que vem sendo reconhecido principalmente nos países mais ricos. Milhões de idosos aposentados retornam ao mercado de trabalho. Ainda assim, é comum vermos cenas de descaso com os mais velhos. Jovens estacionam seus automóveis nos lugares a eles reservados. Outros demonstram impaciência em relação às dificuldades de audição ou locomoção que os acometem. Respeitar os idosos é a palavra de ordem. Afinal, leva-se muito tempo para se ser jovem e mais tempo ainda para ingressar na também chamada “feliz idade”. Respeitemos, pois, nossos idosos.

2 Responses so far.

  1. Dad disse:

    Num mundo onde não há trabalho para todos, a prioridade têm que ser dada aos jovens e infelizmente vejo, pelo meu país, que os jovens saiem das universidades com os seus cursos e não encontram colocação no mercado de trabalho. Concordo que algumas funções específicas exijam a presença dos ditos idosos, os sessentões,na fase da passagem de testemunho pois a sua experiência acumulada irá ajudar a integração total dos jovens no desempenho das suas funções, mas o que seria realmente bom – falo por aqui – é que os sistemas de segurança social não estivessem à beira da ruptura por má gestão, obrigando aqueles que dedicaram toda a sua vida ao trabalho,a não poderem aos sessenta, usufruir o seu tempo da forma que melhor lhes apetecer, pois esses últimos anos das suas vidas deveriam ser de descontracção e calma. Sinais dos tempos…..

  2. edenilza disse:

    O idoso precisa urgentimente estar de volta ou permanecer no trabalho, pois, sessentas anos e quando eles vão realmente poder viver a vida. Sua experiência conta muito mais que um diploma de um universitario. Ao idoso do os parabéns pela existencia e que os jovens respeite-os, pois, são muitos importante para nos. Estou começando agora minha monografia sobre o idoso no mundo do trabalho, sei que vou ter muita leitura pela frente desse assunto mais e muito enriquecedor para minha formação como pessoa.


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado