SHS

O conceito de família humana

Compartilhe:Share on FacebookShare on RedditShare on Google+Digg thisShare on TumblrShare on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestPrint this pageEmail this to someone

Familia Humana “Considerando-se que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo; considerando-se que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da Humanidade, e que o advento de um mundo em que os homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspiração do homem comum (…)” São com essas palavras que se inicia a Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela ONU em 10 de dezembro de 1948. Os conceitos-chave são família humana, direitos iguais, justiça, paz e liberdade. Depois desse importante documento, muita água já passou por baixo da ponte da História. E fica uma lacuna imensa entre a intenção e o gesto, entre o escrito e o vivido. Essas considerações precisam ser estudadas desde as primeiras séries do ensino básico, primário.

Compartilhe:Share on FacebookShare on RedditShare on Google+Digg thisShare on TumblrShare on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestPrint this pageEmail this to someone

One Response so far.

  1. Dad disse:

    Pois é! Vamos lá ver se os conceitos formulados conseguem acertar o passo com a vivência do dia a dia. Formulam-se muitos conceitos que infelizmente não passam de teorias…
    Empenhemo-nos em agir mais e falar menos. Neste nosso mundo globalizante tenta-se racionalizar tudo, arranjar teorias para tudo… mas…, as emoções onde ficam? Não é esse o ponto primordial do ser humano? Enquanto não se levar a mudança pelo coração, muito menos do que pela razão (assim dizia o meu conterrâneo António Damásio no seu livro “O Erro de Descartes”), se calhar vai ficando dificil que tudo dê certo porque é pela emoção que vamos mudando mesmo…


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Anped
  • Observatorio da imprensa

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior