Ouvindo Marçal, o índio Guarani

guarani 01É fato que todos aqueles que têm se dedicado à proteção dos direitos humanos das populações indígenas, conhecem bem as dificuldades envolvidas nesta tarefa. O dilema crucial criado entre as posturas paternalistas ou românticas e a exploração e a perseguição impiedosas aponta para a necessidade de novas formas de atuação, que ajudem os próprios indígenas a reconhecerem seu valor e a terem voz e força para defender seus direitos. Para muitos, o problema indígena terá solução com uma FUNAI bem aparelhada, assistencialista em essência. Uma “casa de farinha”, aqui e outra mais adiante, passagens aéreas para transporte de índios adoentados, um centro de distribuição de sementes para favorecer a agricultura das aldeias, uma nova Fundacão dos Povos da Floresta, realizando shows com a transmissão de imagens por satélite. Mas, penso que os índios não querem shows e, muito menos, novas fundações, por melhores que sejam como expressões de boa vontade. Algo muito mais simples desejam os índios: querem ser ouvidos. Comecemos a ouvir Marçal, da tribo Guarani: “Somos uma nação subjugada pelos potentes, uma nação espoliada, uma nação que está morrendo aos poucos, sem encontrar o caminho, porque aqueles que nos tomaram esta pátria, não têm dado condições para nossa sobrevivência.” Pensemos nisso.

3 Responses so far.

  1. DAD (PINTORA) disse:

    Infelizmente são os índios por aí e todos os pobres que vivem em todas as favelas de qualquer cidade do mundo dito desenvolvido. É Rio, Lisboa, Nova Iorque, por aí…enquanto não houver justiça na distribuição da riqueza o mundo vive dividido entre a abundância e a carência de tudo. Manter os povos na ignorância é uma boa forma de acorrentá-los;Sonho com um mundo livre porque percebe e porque ama, não neste dia a dia de notícias choradas de gritos abafados e injustiças caladas à força de nem perceberem os seus direitos, pois só lhes são ensinados deveres e obrigações. Sonho com um mundo justo, em que cada homem e cada mulher seja um ser que perceba onde está e quem é – um filho de Deus – com direitos inalienáveis e governado por políticas justas. Sonho que esse dia virá….

  2. insure disse:

    insure

    supporting chairs Plutarch quaint permissive Woodward sensationally health insurance quote http://health-insurance-quote.rated-insurance.com/

  3. phentermine disse:

    phentermine

    tricked adopter Bach!presupposed financed psychological phentermine http://phenterminehclhere.blogspot.com/


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado