Quem influencia a profissão dos filhos

Escolhendo a profissaoOs pais são os que mais influenciam na escolha de uma carreira profissional, é o que indica pesquisa feita pela Troiano Consultoria de Marca, a pedido do Centro Universitário Senac. Foram ouvidas 400 pessoas em São Paulo, que cursavam o segundo ou o terceiro anos do ensino médio. Entre pais, irmãos, amigos, professores, parentes, orientadores e ambiente de trabalho, 48% dos alunos disserem que quem mais influenciou na decisão de uma profissão foi a mãe e 40% afirmaram que foi o pai. O pedagogo Silvio Bock, diretor do Nace – Orientação Vocacional, explica que “tradicionalmente é a mãe quem mais acompanha a vida escolar do jovem e isso continua até a escolha da carreira”. Mas, a psicóloga Rosane Levenfus alerta que é importante o estudante considerar outras pessoas. O ponto é que no Brasil existem mais de 200 profissões. E dificilmente, filhos e pais conseguem listar pelo menos umas 30. Juliana Brandão, de 24 anos, é dentista, como seus pais. Segundo ela, não houve influência da família na escolha da profissão. Já Artur Rafael Theodoro, de 28 anos, se arrependeu de ter seguido a carreira indicada pelos pais. Ele se formou em direito e hoje pretende fazer psicologia. Como vimos, uma boa escolha depende de acesso amplo à informação, a estar ligado ao que acontece no dia a dia, a mercado de trabalho, etc, etc.

2 Responses so far.

  1. Nivaldo Rovani disse:

    Assunto é plenamente verdadeiro. Complemento com a influência da familia toda, da mídia, da propaganda das escolas e da baixa escolaridade do aluno que escolhe curso com baixa competitividade, porque está desqualificado para enfrentar desafios.
    Trabalho nesta área e pela estatística que temos, 70% das pessoas trabalham ou estudam na profissao errada, causando baixa produtividade e somatizações.
    Grato e parabéns pelo site
    Nivaldo Rovani – Araras, SP – 19 3542 8069

  2. kaka' disse:

    CABAROES


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado