Shopenhauer afirmou que destino é caráter

Passamos tempo demais tentando resolver problemas que infernizam nossas vidas. Mas existem coisas que não temos nem capacidade nem condições de mudar. Uma delas é o passado. Nada podemos fazer quanto ao que já passou. Se agimos bem ou mau na semana passada, a ação já passou. E certamente continuará a produzir conseqüências. Mas podemos mudar o presente e o futuro. Mudar nossas atitudes, nossas palavras, nossos gestos e nossas ações depende apenas de nós mesmos. Portanto, canalizar nossas energias na tentativa de consertar o passado é a maneira mais eficiente de desperdiçar porções preciosas de nossas vidas. O filósofo Shopenhauer disse que destino é caráter. Ou seja, nosso comportamento diante das circunstâncias que a vida apresenta sinaliza nosso destino. Se formos corretos, honestos, sinceros, daremos uma demonstração de como pensamos, de como somos capazes de agir em determinadas situações da vida.

3 Responses so far.

  1. state farm insurance

    mortgage,unfinished delusion sponsor annuity http://annuity.insurance-related.com/

  2. Ellen Santana disse:

    É mesmo interessante essa maneira shopenhaureana de ver a vida.
    Shopenhauer é um filósofo pessimista, e como tal, acredita que não podemos mudar nosso destino. Destino é caráter, portanto o destino de cada um depende do carater da pessoa, que é imutavel.
    Fatalismo? Não consigo ver por esse lado. O filósofo nos dá uma esperança: devemos usar a inteligência e agir da melhor forma possível para alcançarmos nossos objetivos!

  3. Embora as obras do autor contenham filosofias úteis e interessantes, acredito que o futuro estamos construindo todos os dias de nossas vidas. Viver é um desafio diário.
    Grato.

    Geraldo Samary.


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado