Palavras que marcam como ferro em brasa

Palavras marcam como ferroNem sempre pensamos no poder que as palavras carregam. Uma palavra tanto pode significar paz quanto guerra, tanto pode acusar quanto inocentar. Uma palavra também pode trazer consigo o vírus da intolerância, o bacilo da discriminação. A história está recheada de exemplos e maus exemplos de como a palavra pode ser usada. No primeiro caso é bom ter em conta os discursos de Mohandas Ghandi, o culto à não violência e o pacifismo que nos anos de 1940 iriam conduzir a Índia à sua independência. No segundo caso temos o verbo inflamado de Adolf Hitler conflagrando a Alemanha para seu delírio de uma Nova Ordem, do famigerado III Reich. Mas existem também aquelas palavras de ferem e magoam a dignidade humana, aquelas palavras que marcam — como se ferro em brasa fossem. São as palavras animadas pelo ódio aos dessemelhantes. Mas como falar em dessemelhança se somos todos semelhantes, temos emoções, percepções e sensibilidade que, de uma maneira geral, formam um patrimônio humano comum a todos?

6 Responses so far.

  1. Karam disse:

    Boa noite Tom… posso te chamar de Tom????

    Acredito que nós comunicadores temos um papel essencial na promoção de uma nova sociedade e no processo de evolução que envolve toda a Terra… toda mesmo.. não só a humanidade…
    Mais ainda… nosso primeiro trabalho é mudar o próprio meio onde trabalhamos. Os jornais impressos, por exemplo, estão numa crise de identidade jamais vista. Os leitores diminuem, todo mundo de alguma maneira já sabe tudo aquilo que deu um trabalhão para fazer… mas já está tudo na tv e na internet. Acredito que é hora de voltarmos para si e repensarmos o papel dos jornais hoje em dia. Uma crise que acontece, acredito eu, por conta de que a maioria ainda vive e escreve notícias com a cabeça do século passado… notícias curtas, lead, pirâmide invertida… e tudo mais para deixar o texto o ´mais técnico possível… Aí some a emoção, a subjetividade e a vida nas reportagens cada vez mais duras e mais “fáceis de ler” como uma pílula de astronauta… “tudo o que vc precisa está ali” condensado… pronto para ser consumido… CONSUMIDO. E onde encontra-se a realidade nisso tudo… não acredito que os jornais, assim como estão hj, espelhem o real.
    Defendo a humanização do jornalismo… trabalho e estudo para isso. O nosso papel, o dos comunicadores, o dos jornalistas, nesta evolução é humanizar, contarmos histórias, reais, narrativas, livres. Tratar de pessoas de verdade… não de apenas de “fatos”. O jornalista-escritor Gay Talese disse uma vez que “mais importante do que as pessoas dizem são o que as pessoas pensam”. e é nisso que eu acredito.
    A consciência de que nossa evolução precisa, não chegará praticando um jornalismo que se assemelha a ciência hj. Aquela que não nos oferece mais todas as respostas que a gente precisa.. e mesmo assim tende a negar qualquer visão que não seja a mecanicista, cartesiana que tem mais de 300 anos.
    O jornalismo narrativo (narrativas da vida real ou jornalismo literário) são as palavras de luz… que humanizam, criam e ajudam a transformar e evoluir.
    Esteja com Deus… grande abraço e uma ótima semana… parabéns pelo Blog

  2. Luz Dourada disse:

    Ó Filho do Homem!

    Não transponhas os teus limites… nem demandes o que não te convém…

    Prostra-te perante a face do Teu Deus, o Senhor da Grandeza e Poder!

    Bahá’u’llah

    E que assim seja!

  3. É muito bom saber que ainda existem sites que se preocupam com o nosso futuro!
    este é um dos que mais me identifico!Pois, o mesmo fala com linguagem simples,
    coisas muito complexas que todo cidadão deveria ter acesso.Você está de parabéns,
    continue assim prestando esse grande serviço de informação, cultura e principalmen
    te “cidadania”.

  4. O imã… 15/9/2005 10:19

    A ferida cicatriza, a dor passa…a palavra fica!!!

    ” Uma língua bondosa é o imã dos corações dos homens.” Bahá’u’lláh

  5. Azevedo disse:

    ´Quanto ao termo “Ferro em brasa”; vem a minha memória o texto de Paulo, em 1 timóteo 4:1 a 5, que diz: “O Espírito de Deus diz claramente que, nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé. Eles darão atenção a espíritos enganadores e a ensinamentos que vem de demônios. Esses ensinamentos são espalhados por pessoas hipócritas e mentirosas, pessoas cuja consciência está morta como se tivesse sido queimada com ferro em brasa. Essas pessoas ensinam que é errado casar e que é errado comer certos alimentos. Mas Deus criou esses alimentos para aqueles que crêem e conhecem a verdade os comam depois de terem feito uma oração de agradecimento. Tudo que Deus criou é bom e, portanto nada deve ser rejeitado. Que tudo seja recebido com uma oração de agradecimento, porque a palavra de Deus e a oração tornam todos os alimentos aceitáveis a Deus.”

  6. Azevedo disse:

    Continuando o comentário, segue-se que: “Ferro em Brasa” é usado até hoje para marcar bois, para que escapulindo algum de sua fazenda, você possa buscá-lo na fazenda vizinha, provando pela marca a sua propriedade. Imagino que antigamente marcavam também os escravos rebelde e fujões, provando também ser proprietário.

    Existem certas doutrinas hoje em dia, e existiram na época de Paulo; como a dos farizeus, que julgavam ser os donos da verdade. A Conciência deles era tão apegadas as suas regras e doutrinas, que eles próprios se manipulavam e oprimiam. Se alguem manifestava pensar diferente, logo diziam que seria castigado por Deus e, que os milagres de quem pensava diferente procederia de belzebú(no caso os milagres de Jeus).

    Hoje, em certas doutrinas existe o controle de multidões, simplesmente, usando a mesma técnica. Pessoas com a mente direcionada, que lêem apenas livros de algum autor, recusando qualquer outra fonte, ficam dominados, ou seja, com a mente controlada, como que se estivessa marcada com “Ferro em brasa”, marcas estas difíceis de remover, senão impossível.

    Pessoas tão apegadas que se recusam a aceitar o lógico e o racional em favor de suas convicções, inculcadas, pela literatura que consultam todo dia; que consideram a última palavra, ou seja como a verdade absoluta.

    Pergunto! Você é apegado, manipulado, usado por alguma organização, ou marcado como que por ferro em brasa por alguma doutrina??

    Cristo Disse : ‘ Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” João 8:32


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado