20 mil moradores de rua em 17 capitais do Brasil

20 mil moradores de ruaRecente pesquisa do governo federal sobre moradores de rua no Brasil apontou para os seguintes números: 20.000 pessoas moram nas ruas em 17 capitais. Nesse número não estão incluídos os desabrigados do Rio de Janeiro de outras 9 capitais brasileiras. Somente na capital paulista, 10 mil pessoas vivem ao relento. A pacata Niterói tem 0,3% de sua população vivendo a céu aberto. São 1.300 desabrigados. Outros dados nos fazem aprofundar a questão. Desses desvalidos, 85% são homens, a idade média é de 37 anos, sendo que 40% vivem de caridade. Um país com tantos recursos naturais, blindado – até hoje – contra terremotos e furacões e com um povo sempre visto como solidário, certamente que não deveria conviver com números dessa magnitude. Pra variar, o grande vilão continua sendo a perversa má distribuição de renda que temos. Ter abrigo, antes de ser um direito humano, é também um direito dos bichos, dos animais. Voltaremos ao assunto.

3 Responses so far.

  1. Dad disse:

    Alastra a miséria por todo o mundo. Em Lisboa acontece o mesmo. Tantos sem abrigo e tantos problemas graves que os governos são incapazes de resolver… é preciso que se aceite um mandamento novo e se aja em conformidade; é preciso que o egoismo se dilua em ondas de altruismo, é preciso reaprender a amar o próximo…

  2. sou um garoto apenas de 10 anos de idade , mas nem por isso deixo de pesquisar
    tenho interesse em saber sobre os problemas sociais,econômicos e ambientais do país.

  3. Alzerina disse:

    Olá,

    Sou enfermeira e estou com uma proposta para atenção à saúde dos grupos de maior vulnerabilidade em nosso municipio, Contagem – MG. Gostaria de receber informaçoes sobre esses direitos dos moradores de rua, algum respaldo legal para nosso trabalho.
    Obrigada,
    Alzerina.


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado