Enem faz banco de talentos

Enem faz banco de talentosAlém de servir para o ingresso em mais de 400 instituições de ensino superior, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vai poder ser usado na seleção de emprego. A idéia é criar um banco de talentos, um ambiente virtual, no qual as empresas possam acessar o desempenho dos candidatos e entrar em contato com eles. Assim, o ENEM além de funcionar como auto-avaliação, e servir para as faculdades usarem em seu processo seletivo, facilitará a entrada no mercado. O banco de talentos vai permitir que empresas cadastradas no MEC pesquisem o desempenho dos candidatos. Eles vão poder buscar perfis de acordo com as cinco competências e 21 habilidades avaliadas na prova. Outra boa notícia é que os candidatos poderão acrescentar suas experiências profissionais. Segundo Rossano Lippi, diretor da Central de Estágios Gelre, que há 26 anos trabalha na área de recursos humanos, hoje em dia, as empresas ainda não utilizam o desempenho no Enem como critério para seleção de profissionais. Qualquer iniciativa que ajude a diminuir o desemprego no Brasil é super bem-vinda. Afinal, ter emprego longe de ser uma prioridade governamental é uma questão de direito.

3 Responses so far.

  1. Carlos Saboia disse:

    Finalmente o ENEM servirá para algo além de aferir o que já sabemos: a baixa qualidade de nosso ensino médio! Parabéns pelo comentário, oportuno e necessário em tempos marcados por CPIs e outras mazelas nacionais. Estous empre ligado no seu blog.

  2. Andrea Bastos disse:

    Espero que o Enem consiga seus objetivos. O que acontece é que muitas pessoas não cosneguem fazer um bom curso superior porque não receberam uma boa educação no ensino médio. Mas nunca é tarde para se inovar e se buscar qualidade. A globalização massacra porque nivela todos, tanto os que receberam educação de bom nível em colégios particulares quanto aqueles que amargaram anos de estudos em escolas públicas de baixíssima qualidade. Valeu o texto. Aliás, sensibilidade é a sua marca e por isso visito o seu blog com ansiedade para ver qual o novo texto do dia.

  3. marizete disse:

    quem esta cursando curso superior, pode prestar o enem?aguardo resposta

    obrigada
    marizete


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado