O impacto emocional das notícias

O impacto emocional das noticiasSegundo uma pesquisa da Academia Norte-americana de Pediatria, as crianças deste continente assistem a um mínimo de duas horas diárias de televisão, sendo mais alto este número em países como Estados Unidos, onde a cifra chega quase a três horas por dia. Isso é, mais da metade de seu tempo livre, considerando as horas na escola, tarefas etc. O problema é que esta exposição à TV gera alguns problemas para as crianças. Segundo uma pesquisa pela Universidade Católica do Chile e outras instituições daquele país, 81 % das crianças entre cinco e dez anos diz ter sentido medo assistindo televisão. 85 % diz ter experimentado a sensação de pena e 62 %, raiva. Mas, engana-se quem pensa que são os filmes de terror e os de ficção científica as que provocam estas reações. A psicóloga e professora da Universidade Católica do Chile, Violeta Arancibia, afirmou que “os programas que produzem o maior impacto emocional nas crianças são as noticias”. Outra informação dá conta que das 1700 crianças entrevistadas pessoalmente, 100% delas assistiam as novelas. A pesquisa informa também que as conversas dos baixinhos nas escolas giram em relação aos seriados de TV. Os seriados se tornam então um poderoso meio de ‘culturização’ da população infantil. Será esta a cultura que queremos para os nossos filhos?” E você, caro ouvinte, como trata desta questão em casa?

4 Responses so far.

  1. Com certeza, o estrago é grande!!! Mtos pais ñ percebem! Se aos adultos é danoso, imagina, aos pequeninos??? Quantas notícias, me abalaram?! Me deixaram insone?! Já antevendo o futuro? Foram muitas, amigo. E as nossas novelas? O que fazem aos nossos filhos adolescentes, principalmente, as filhas!!! Essa “Malhação”!!! Depois, estamos sem saber pq os filhos estão tão precoces, ousados, desrespeitosos, mudando de estilo e personalidade há cada momento!!! As roupas, caras e bocas!!! Gírias!!! E precisando de boas mesadas!!Rsrsrsr. Tudo isso é fruto da boa informação televisiva. Bom, essa é a MINHA visão. Nos canais pagos, ainda tem, coisas boas! Mas, poucos tem acesso, neh? Ahh, a TV Cultura, é uma boa dica, para nossos pequeninos. Um grande abraço.

  2. E os idosos?
    Eles também são um grupo vulnerável à violência das notícias.

  3. Angélica Florez disse:

    Triste o povo que tem suas crianças vivendo com olhos nas telenovelas, nos seriados. Um festival de imbecilidade ocupa boa parte da programação de nossas emissoras de TV. Algo precisa ser feito!!!

  4. Andrea Bastos disse:

    Ver o Tom Cavalcante na telinha, o Faustão nos domingos, o Gugu e o Sílvio Santos pontificando impunemente me enche de nojo. Onde está o tal código de ética dos donos das emissoras???? Não apenas as crianças sofrem, todos sofrem. Afinal, qual a outra diversão mais barata que temos ao nosso dispor?


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado