Refugiados ambientaisDeterioração ambiental pode causar onda de refugiados, diz a ONU. Leio na Reuters que a deterioração ambiental pode levar cerca de 50 milhões de pessoas a deixar suas casas até 2010, e o mundo precisa definir uma nova categoria de “refugiado ambiental”, diz um estudo da ONU recentemente divulgado. Desertificação, elevação dos níveis dos mares, inundações e tempestades ligadas às mudanças climáticas podem deslocar centenas de milhões de pessoas, segundo o relatório do Instituto para o Meio Ambiente e a Segurança Humana da Universidade da ONU. Janos Bogardi, o chefe do instituto, com sede na Alemanha, disse que estava dando um alarme científico e político. Ele disse que a estimativa de 50 milhões de refugiados ambientais – o equivalente à população da Ucrânia ou da Itália -, em alguns aspectos, exigiria bilhões de dólares em ajuda adicional. É estimado que cerca de 20 milhões de pessoas já deixaram suas regiões de origem por problemas ligados ao ambiente, que vão da erosão das terras agrícolas à poluição da água. O instituto defendeu a aceitação da idéia de que os refugiados ambientais — pessoas deslocadas pela degradação ambiental – tenham direito a alimento, ferramentas, abrigo, cuidados médicos e verbas, como acontece com os refugiados políticos que fogem de guerras ou opressão em seus países. Como vemos, viver no mundo de hoje não é coisa para amador, é para profissional. Com a incidência de tantos furacões e, mais recentemente, terremotos vitimando países asiáticos… resta-nos apenas exercitar o sentimento de solidariedade.

2 Responses so far.

  1. Dad disse:

    Tem lógica que isso venha a acontecer! Cada vez maior instabilidade, os povos vão tentar mudar de lugar…
    Cada vez vai ser mais dificil viver sobre a terra. E apesar de tudo o que está a acontecer, a todas as catástrofes… parece que ainda não chega para se tomarem medidas drásticas….
    Medidas drásticas deviam ser obrigatórias, mas tudo isso mexe com os potentados que subterrâneamente e não só, comandam este mundo. Eles sabem que não são inocentes e nós também, mas são “intocáveis”…
    Só no Paquistão morrerram agora 40.000 pessoas e 2 milhões e meio dormem ao relento…sem abrigo, sem roupas quentes, sem alimentos! Quantos sobreviverão a mais esta catástrofe???

  2. Não é de surpreender que Bahá’u’lláh, o nobre persa que declarou Sua missão espiritual em 1863, tivesse dito também:

    …No entanto, andais sobre Minha terra, contentes, satisfeitos convosco mesmos, sem perceberdes que Minha terra se enfastia de vós, que tudo nela se vos evade. Fôsseis apenas abrir vossos olhos, preferiríeis, em verdade, miríades de tristezas a essa alegria, e consideraríeis a própria morte melhor que essa vida.

    (Bahá’u’lláh, As palavras ocultas)


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado