Meu pai, um sujeito formidável

DSC07059Meu pai tem exatos 73 anos de idade. É um sujeito formidável. Ele caminha cinco quilômetros todo dia, come diariamente uma cebola crua (porque acredita que isso previne contra o câncer) e seu café da manhã contém apenas frutas. Ah, ele ainda faz exercícios físicos diariamente por 50 minutos. Puxa uma esteira, coloca-se sobre ela e tome abdominais, flexões, alongamentos. Quando anoitece, passeia pela casa a apagar as luzes. Segundo ele, ninguém na casa sabe quanto custa nada. Mas a característica do seu Adonias que mais me chama a atenção é o seu constante pensamento positivo. Ele sempre acredita que tudo vai melhorar, não importa o quê – mas que vai melhorar, vai. Ele é daquele tipo de pessoa que, ao ver um adolescente triste porque tirou zero na prova de matemática, logo diz: “Não se preocupe que a próxima nota será melhor, você não conseguirá tirar menos que zero!”. Alguns anos atrás, ao saber que eu estava com dificuldades no curso de Direito e que havia desistido de concluí-lo – e faltava um ano e meio para a conclusão –, ele resolveu fazer vestibular de Direito aos 65 anos de idade. Isso só para me estimular. Foi aprovado e cursou todos os cinco anos. Formado em História, hoje é advogado. Ele me lembra a frase de Clarice Lispector: “O que alarga a vida de uma pessoa são os sonhos impossíveis”.

13 Responses so far.

  1. Dad disse:

    Parabéns Washington! Ter um pai assim é quase possuir a “fonte da eterna juventude”!
    Maravilhoso. Dê um abraço e um beijinho meus aos seu paizão! Ele é um grande exemplo para todos nós que nos lamentamos demais e tendemos a só ver o lado obscuro das coisas. E a choramingar por tudo, também… Beijosssssssss

  2. Rogério disse:

    Caro Washington!!!
    Permita-me dizer-lhe que é exatamente esse o conceito que tenho do seu pai, ou seja, um sujeito formidável.

  3. Eu também tenho a sorte de ter um pai espectacular!
    Filhos sortudos como nós têm ainda mais obrigação de honrar a memória dos pais, e passar essa mesma imagem para os filhos.

  4. Marcia Kawabe disse:

    Nossa Washington, juro que a minha vontade e emodurar esse texto e coloca-lo na frente da minha cama para que eu melembre dele todos os dias ao me levantar. Maravilhoso esse senhor chamado seu pai ;o)

    Um abração pra ele !

  5. Adorei seu texto Washington.Ele passa para as pessoas, uma mensagem positiva.De algo que talvez esteja escasso nos dias de hoje.Pois, precisamos “ter entusiasmo sempre,” e esse entusiasmo, é com certeza, mais uma das grandes virtudes que o Sr. Adonias tem!! Isso é mais um ensinamento que vou levar para o resto da vida.
    Um grande abraço

  6. Faezeh Behrouzi disse:

    Adorei saber sobre o seu pai. Também admiro o filho que reconhece as qualidades dos pais, e elogia-os ainda em vida.
    Sempre tinha curiosidade de saber sobre a sua família. Agora sei como quem você parece!
    Tom, “…sejam atos, e não palavras, vosso adorno”. Esse é o seu pai. Um exemplo para seguir. Parabnés, e obrigada por compartilhar. Abraços

  7. André hALO disse:

    Wáshingtan,
    Como é bom a gente vir andando, descalço, despreocupado e dar umatopada com a ponta do dedão do pé bem na quina de um texto seu! De algum modo você sempre tem uma forma de acordar a gente. É um gift (it´s me!) seu. Mesmo com um texto aparentemente despretencioso destes, você consegue gerar um certo incômodo, um desconforto, ou a dor da analogia-da-topada. Mas como toda dor é sempre seguida de um alívio esclarecedor – seja o de observar melhor o caminho por onde se anda, seja aprendendo a não mais colocar o dedo na tomada – saio deste texto e deste pequeno recado com mais vida, mais possibilidades.

    Um abraço do André

  8. Edvaldo Andrade disse:

    CaroTom:

    Como se diz aqui na Bahia, seu pai é um cara “retado”
    Abração do Edvaldo

  9. Karam Davis disse:

    Depois da morte da velhinha de Taubaté, que morreu de desgosto segundo Veríssimo, é ótimo saber que existem pessoas tão otimistas quanto o Seu Adonias!!! São essas pessoas que se tornam imprescindíveis nos dias que correm. Parabéns cidadão do mundo!….

  10. Amei a descrição! Ele é otimismo, força, integridade… Com uma simplicidade, q gostaria de me apossar p sempre! Alguns sonhos meus, já se tornaram reais! Outros, estou esperando, ouvir, esse sujeito formidável!! Porque, ele alarga minha vida, e mostra que tudo é possível! Que o amanhã é belo e frutífero. Amo o seu, meu, nosso Adonias. Parabéns! O texto, é como colocar o dedo na tomada, levar uma topada, e sair dele cheio de novas perspectivas. Um abraço.

  11. Adonias Junior disse:

    É Tom, esse nosso pai é realmente genial!!!!
    Fico por demais feliz em ver que seus ensinamentos, mesmo os mais pequeninos nos marcaram de forma positiva, pois o simples apagar das luzes, nos leva a crêr que o que devemos deixar sempre aceso é o nosso espirito… e, ninguém melhor que seu Adonias para nos ensinar que os pequenos males de nossa vidas são curados com um pequeno dente de alho, que por engano vc descreveu como uma cebola. O que importa na realidade é saber que o temos guardado no lado esquedo do peito, dentro dos nossos corações.
    beijo no coração e alma,
    do mano
    Junior

  12. auto insurance companies

    Gladstone palms interlink eardrum righted?involving rafts automates mortgage insurance http://mortgage-insurance.another-insurance.com/

  13. Rosa disse:

    Oi Pri, tem um tônico sem alcool da Neutrogena que uso e gosto, ele é bem suave. A embalagem dele é azul ” Alcohol free toner” tem em qualquer faÃoa¡cir.Estmu usando o demaquilante da Vichy ( leite demaquilante purete thermale) e o da Granado, logo quero testar os óleos de limpeza


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado