O que se esconde no coração

DelicadezaSolidariedade é algo que marca a gente. Porque tem algo a ver com encontro de sentimentos entre os que são afins. Resgata a condição do humano. Refaz laços antigos, que remontam à nossa pré-história. Dá relevo a essa coisa de pertencer a algo maior, mais amplo e abrangente. Posso afirmar que tenho sido alvo de solidariedade de pessoas que nem conheço, outros que sei apenas do nome e ainda outros que me são muito queridos devido ao longo tempo em que temos partilhado experiências e celebrado memórias comuns. De qualquer forma o que fica é o que deixamos escapar dali, bem do fundo do coração. Fica essa sensação de estar muito apressado para sentir a dor alheia. Mas que vemos essa dor ambulante passando de rosto em rosto. Pois é, li que os furacões Katrina e Rita interromperam cerca de 3.000 vidas e vi nos telejornais que o terremoto no Paquistão já atinge impressionantes 40.000 mortos. Sei que a rotina dos que vivem em Bagdá inclui desde uma dezena até uma centena de mortos a cada dia ou a cada semana. De minha parte, morreu um sobrinho. Muito querido como em geral são os sobrinhos. E, de repente, me senti inundado de amor pelos que me sabiam sofrendo. Cada mensagem neste blog era escrito com a tinta do amor. Tem momentos em que a única presença que urgentemente se necessita é a presença de Deus. E então, eis que Ele se multiplica em inúmeras pessoas a expressarem sua afeição, seu apreço, seu amor. Penso que Deus é de uma imensa delicadeza. E trata de forma muito especial todo coração que sofre. Por isso que a palavra coração tem outra escondido dentro dela: a palavra oração. E pensar isso me faz um bem imenso!

4 Responses so far.

  1. Dad disse:

    Os amigos deveriam ser os olhos, os ouvidos, as mãos, os abraços que Deus pôs à nossa disposição na Terra! Por isso é que é tão importante regar o seu amor, pois são flores que não podemos, nunca, deixar definhar… eles são parte na nossa força interior… São quem diz”presente” no momento de aflição e dôr e são quem brinca, quem adverte e quem vos vai ajudando a caminhar o caminho, pois como dizia D.Quixote, esse só se faz caminhando…
    Beijinhos de uma amiga!

  2. Marcia Kawabe disse:

    Que bom saber que todas essas mensagens trouxeram conforto ao seu coração.

    Bom fim de semana pra você!

  3. Lila disse:

    Washington, que bom que as mensagens lhe trouxeram um pouco de alívio…
    Tb espero que um dia nos tornemos mais humanos e não sejamos tão apressados diante da dor alheia.
    Abraços!!!!!

  4. Washington disse:

    Quanta solidariedade, já nos alcançou? Em quantos momentos de nossa vida, já nos sentimos abraçados e amparados? Por pessoas que acabamos de conhecer!!! Amigos leais, parentes queridos!! E se pudessem, dividiriam conosco literalmente de dores pungentes, daquelas, q se tem sensações abissais! De queda vertiginosa! Pessoas que ñ tem pressa p ajudar um bom amigo, irmão…Que auxilia estranhos!! O ser humano é bom. E devemos tentar manter viva na memória, esses gestos de amor, apreço e apoio essencial. Realmente, é Deus, em mtas faces! Acredito no coração, ele é o Templo de Deus, a Fortaleza d’Ele em nós. Cada um tem sua chave, p abrir o coração e ser confortado por Deus, se sentir cheio de Deus. Fico mto feliz, em saber que o seu sofrimento foi compartilhado por todos nós. Um abraço afetuoso, cidadão!


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado