Criando o gosto pela leitura

Criando o h bito da leituraCresce o interesse das empresas em investir em projetos e programas que avaliam, incentivam e promovem o uso e o gosto pela leitura. Números como os levantados pelo Instituto Paulo Montenegro no 5º Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf), apontam um quarto apenas da população brasileira como plenamente alfabetizada e que este número pouco variou desde a primeira edição da pesquisa. Um país que não lê, consideram esses investidores, não pode crescer. Uma rápida olhada na lista de nomes do setor privado investindo na disseminação do hábito da leitura – Bunge, Cargill, Itaú, Suzano, Volkswagen – mostra que uma boa parte dos pesos pesados da economia brasileira já entendeu a mensagem. Christine Fontelles, do Instituto Ecofuturo, organização criada pelo Grupo Suzano afirmou que “não é possível haver desenvolvimento social sem que, primeiro, o indivíduo tenha a chance de se desenvolver”. O Ecofuturo é responsável pelo projeto Ler é Preciso, que incentiva a criação de bibliotecas comunitárias. Outras empresas, como a Vale do Rio Doce, Petroquímica União e Banco Safra, já se associaram à idéia e investiram também no projeto. Para Christine, isso prova que o interesse é crescente e, segundo ela, motivado pelo impacto social da leitura, seu potencial organizativo e mobilizador das comunidades. Novos projetos de incentivo à leitura se multiplicam pelo país afora. Cada vez mais se torna indispensável incentivar, encorajar, o hábito da leitura. Quem lê se capacita para os desafios de um mundo altamente competitivo. Voltaremos ao assunto.

5 Responses so far.

  1. Dad disse:

    Verdade! Precisamos mesmo incentivar esses hábitos ou começamos a ter, cada vez mais um país de analfabetos.

    E como sei que gostas muito de música vê como eu estou feliz hoje de ontem ter cantado a Carmina Burana com a orquestra do Teatro de São Carlos, em Lisboa, fazendo o coro onde canto o coro da Carmina! Foi fenomenal!

  2. Crescí, sendo lembrada a todo momento, q bons livros, são grandes viagens!!! Mto estudo, leitura, ditados…Meus irmãos, mais velhos me incentivaram mto. Gosto de ler, escrever, viajo na leitura.

  3. suylanne Gomes Felipe disse:

    estou querendo fazer minha monografia sobre o gosto pela leitura. mais precisamente a leitura como estimulação. será que posso contar com a ajuda de voces, pretendo fazer um otimo trabalho. desde já agradeço a colaboração

  4. Rosalina frederico moreira disse:

    a leitura é muito importante,visto que com ela exercitamos a nossa memória,adquirimos mais conhecimento e sentimos felizes, além de termos o gosto por ela.
    ler é bom e eu gosto.
    o meu trabalho do fim do curso é também sobre a leitura que eu estou pensar fazer por isso conto com a vossa colaboração.

  5. JOSÉ CLESIO disse:

    estou prestes a apresentar uma monografia sofre o gosto de ler e gostaria que vocês me mandassem alguns tópicos.
    para melhor entendimento.

    grato e ciente de sua ajuda

    Jose Clesio Castro Mendes Viana
    Piripiri-PI


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado