Desaparecimentos

Desaparecidos precisa de eficiencia da policiaHá poucos dias tratei da questão do desaparecimento de crianças no Brasil. Afirmei que o número chega a 40 mil desaparecimentos ao longo do ano. Pois bem, é bom destacar que a demora em iniciar buscas dificulta a solução. Especialistas da área defendem a existência de lei nacional obrigando os delegados a registrarem as ocorrências de desaparecimento e iniciarem a busca imediatamente. Em alguns municípios brasileiros, embora não haja legislação específica, policiais esperam de 24h a 48h para iniciar a procura pelas crianças. Um grave descaso que, muitas vezes, permite que o desaparecimento seja consumado. Quanto a isso, é bom chamar a atenção para a existência no Rio Grande do Sul, de uma lei de autoria da hoje deputada federal Maria do Rosário, onde se assegurou aos desaparecidos com menos de 18 anos e às pessoas com deficiência física, sensorial ou mental, o direito da imediata busca e localização pela autoridade pública. Tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei n° 285/05, de autoria do senador Pedro Simon. Neste é prevista a notificação de desaparecimento de qualquer criança ou adolescente – com ou sem deficiência – e que a ocorrência deve ser feita após uma hora do ocorrido e as buscas iniciadas no prazo máximo de seis horas. A proposta, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, aguarda designação de um relator na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. Um site do Ministério da Justiça busca reunir dados sobre os desaparecidos. O endereço na internet é www.desaparecidos.mj.gov.br .

2 Responses so far.

  1. Dad disse:

    Olá Wahington! Tenho andado muito atrapalhada com trabalho que até tenho visitado pouco o teu blog, mas os teus artigos são sempre tão importantes que, muitas vezes apatece-me usar alguns deles para colocar no meu.
    A propósito e se quiseres ver algumas fotos da Festa do aniversário de Baha’u’llah aqui, em Lisboa, vai ver o Blog da Comunidade Bahái que está linkado no meu Momentos de Luar ou no Mulheres na Nova Era. A apresentadora do programa sou eu e o meu acompanhante é o irmão do meu filho, o Pedro, que é filho do Mário e da Cecília. Beijinhossssssss

  2. franco disse:

    Boa noite, eu não duvido da quantia de desaparecidos, mas é muito estranho desaparecer 40 mil ao ano, não só aqui no Brasil, mas em outros países também principalmente na Africa e não adianta colocar a culpa somente em cima do trafico de menores, tanto para prostituição quanto para orgãos, me parece que é um problema mundial e nenhuma das autoriadades sabe explicar, o fato de crianças depois de algum tempo serem encontradas seja qual for a forma é minima. Percebam bem, 40 mil, o maior problema é que algo monstruoso, anormal acontece e não queremos acreditar, o homem vive e quer tornar seus sonhos reais, logo ele vive para concretizar esses sonhos e esquece da realidade e não percebe o que acontece. 40 mil crianças desaparecem, quantas são recuperadas, chegará um momento que 50% das crianças irão desaparecer e quem sabe o ser humano ira abrir os olhos.


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado