Em 2050 o Brasil terá 249 milhões de pessoas

Em 2050 seremos 259 milhoesApesar da queda tanto da taxa de fecundidade quanto da de natalidade, em 2050 a população brasileira será de 259 milhões de pessoas. Tomando como base os dados atuais, isso equivale a dizer que a população deve crescer 42,7% nos próximos 45 anos. Os dados acabam de ser divulgados pelo IBGE, em estudo que avaliou detalhadamente o perfil da população brasileira. Seguindo a tendência mundial, a população brasileira deve envelhecer nas próximas décadas, o que deve pesar nas contas públicas, uma vez que os gastos com benefícios devem aumentar. Dados do IBGE constatam que, entre 1991 e 2004, o brasileiro passou a viver, em média, quatro anos a mais. Atualmente, a esperança de vida média de um brasileiro ao nascer é de 71,7 anos, o que nos coloca na 82ª colocação no ranking mundial da ONU (Organização das Nações Unidades), em termos de esperança de vida. Ainda segundo dados do próprio IBGE, em 2004 havia no País 7,7 milhões de pessoas com mais de 70 anos, o que equivale a 4,3% da população. Essa parcela deve crescer para 13,2% em 2050. Uma análise do índice de envelhecimento, que mede o número de idosos para cada 100 jovens, permite constatar o envelhecimento da população brasileira. Entre 1980 e 2004, esse índice subiu de 11% para 25%, o que significa dizer que em 2004 havia 25 idosos para cada 100 jovens no País. Apesar do aumento, nossa população ainda é jovem, já que somente quando o índice supera 100% é que a população é considerada envelhecida. Esse é o caso, por exemplo, da Itália, Alemanha e do Japão.

4 Responses so far.

  1. Ivo Samel disse:

    Isto tudo é muito triste. É necessário estabelecer uma taxa de crescimento que fique na casa do 200 milhões e pare por aí. Caso contrário teremos mais cortiços, favelas, desemprego, problemas com segurança, etc. Alguma coisa tem que ser feito.

  2. Renê Couto disse:

    Este fato é quase que inevitável! Porém, o alicerce de uma estratégia capaz de levar a população do mundo a assumir responsabilidade por seu destino coletivo deve ser a consciência da unidade da HUMANIDADE. Como diz no livro: “A prosperidade da humanidade” (Bahá’í International Community)
    Não devemos pensar individualmente nos dias de hoje. Devemos pensar, planejar e agir coletivamente. Enfim, fomos todos criados “para levar avante uma civilização em constante evolução”.

    Parabéns Tom!
    Como sempre, artigos de conteúdo!

  3. bruxxa disse:

    Bem, o que posso dizer?! Apesar deste ser um problema “físico”, sabemos que o que irá resolvê-lo é de ordem espiritual, quando as pessoas, em geral, tiverem um maior conhecimento sobre o que significa humanidade, paz, e sermos todos cidadãos de um só país, de um só lugar, sermos todos iguais, saberemos como melhor conduzir esta questão do crescimento populacional. Que a conscientização de alguns princípios como este cresca em semelhante porcentagem a que cresce a população. É o que eu espero. E que por meio destes princípios problemas levantados por “Ivo Samel” possam ser solucionados…

  4. andre disse:

    caramba


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado