Você, leitor, sabe o que é a TV digital?

Voc  sabe o que   a TV DigitalA questão da TV Digital está nas manchetes dos jornais e nas capas de revistas, freqüenta os corredores do Congresso Nacional e inunda a internet com milhares de textos. Você, leitor, sabe o que é a Tv Digital? É um sistema que transmite dados por meio de um código digital, compatível com a língua dos computadores. O debate já avança a passos lagos. E como tudo o que envolve transformações tecnológicas, contudo, também é vital ter em mente um cenário mais amplo e de mais longo prazo. Há outras revoluções em andamento – como a do “wireless” e da “TV via internet” –, e elas vão varrer amanhã arranjos que são feitos hoje no campo das telecomunicações, das finanças e da política. Mas, como perguntou Alberto Dines, do Observatório da Imprensa, o que podemos esperar da TV digital? Certamente que uma imagem fabulosa, um som fantástico, mais interatividade, mais portabilidade e mais serviços. Em matéria de conteúdo teremos o número de canais multiplicados por 10. A grande questão é, em matéria de diversidade da programação, quais serão as novidades? E ainda outra questão importante: A TV digital está sendo pensada para desconcentrar ou concentrar ainda mais a propriedade dos meios de comunicação? Afinal, sabemos que quase 90% dos veículos de comunicação em massa no Brasil – isto é, jornais, rveistas, emissoras de rádio e TV – estão concentrados em meia dúzia de famílias proprietárias. Este assunto é que deveria estar no centro do debate.

One Response so far.

  1. Renê Couto disse:

    Realmente Ton…Este teu artigo esta sendo publicado e muito comentado!
    O que a tecnologia não pode fazer, né!?!
    Com essa nova “TV Digital” teremos acesso a 4 canais em uma mesma freqüência!!!
    Imagine só! Sem falar da ótima qualidade audiovisual!
    Mas a minha questão é: Quando o assunto é “tecnologia”, as principais preocupações são traduzidas em uma só…”oportunidades econômicas e sociais”! Será que 90% da população brasileira terá acesso a “TV Digital”? Acho que tudo dependerá da pequena ou grande escala de produção!
    Bom…então…
    Que tal você e eu, eu e você começármos a fazer algumas encomendas eim?!? 😉
    ehehehehehehe
    Essa eu não poderia perder!

    Agora respondendo ao tópico: Sim, vamos dizer que sei o que é TV Digital. Mas graças a seu artigo ficarei mais “ligadão” no mundo tecnológico!

    “TON, GOSTEI! BACANA!!!”


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado