Milhoes de recem nascidos morrem apos 24 horasCerca de dois milhões de recém-nascidos morrem 24 horas depois de nascer, de acordo com um relatório publicado nesta terça-feira pela Organização Não-Governamental (ONG) Save the Children. O número representa a metade do total anual de mortes de recém-nascidos (até um mês de idade), que é de aproximadamente 4 milhões.A maior parte dessas mortes acontece em países da África e do sul da Ásia. Com base nos resultados dos países em desenvolvimento, a ONG elaborou um ranking no qual o Brasil ocupa o 4º lugar, atrás apenas de Colômbia, Vietnã e México. No extremo oposto do ranking, com maior número de mortes, estão Iraque, Serra Leoa, Afeganistão e, por último, a Libéria. A maior parte dessas mortes poderia ser evitada, de acordo com a ONG, por medidas simples, já que as causas são infecções, complicações de parto ou desnutrição. Entre as recomendações apresentadas pela Save the Children, estão uma melhora no bem-estar de meninas e mulheres para garantir partos menos complicados e bebês mais saudáveis. A ONG também recomenda investimentos em soluções de baixo custo como vacinação contra tétano para gestantes, presença de profissionais qualificados no parto, tratamento imediato de infecções em recém-nascidas e melhores condições de higiene. De acordo com o relatório, apenas essas medidas, acrescidas de aleitamento materno e calor, poderiam evitar três em cada quatro mortes de recém-nascidos. A ONG também compilou um ranking mundial sobre as condições de segurança para a maternidade em 125 países. O Brasil ficou em 52º lugar na lista encabeçada pelos países escandinavos. Não podemos esquecer que as crianças são o tesouro mais precioso que uma sociedade pode ter. Elas são a luz do mundo. Temos, então, um desafio imenso a vencer. Afinal, é o futuro do país que está em risco.

3 Responses so far.

  1. veronica gurgel disse:

    como enfermeira tudo isso me preocupa pois trabalho em UTI com RN e coordeno um projeto que ajuda salvar essas crianças e gostaria de abrir uma ONG

  2. veronica disse:

    amo uti neonatal estu abrindo uma ong pra essas crianças em breve

  3. susana disse:

    fui mae de uma bebe linda que nasceu de 41 semanas com apgar 9 /10. tudo indicava estar bem, uma gravidez tranquila e sempre acompanhada desde da 7 semana de gravidez, um parto natural e sem complicaçoes alta hospital às 48h. 24h depois já em casa começou a recusar a mama e depois a ter dificuldades respiratoria veiu a falecer já no hospital, na uti neonatal 7 horas depois, de paragem cardio respiratoria. talves a solução para evitar algumas morte passaria por fazerem exames completos ao recem nascidos antes de sairem das maternidades.


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado