m slogoSinal dos tempos? Mas que algo de muito grave está acontecendo no mundo, está. Refiro-me ao fato de que doze alunos do ensino fundamental são acusados de violentar uma colega de escola de 8 anos. O crime teria acontecido durante o recreio e foi denunciado pelas autoridades de Saint Louis, no Estado americano do Missouri. Os agressores têm entre 6 e 8 anos. O crime aconteceu na Columbia Accelerated Educational Center, uma escola com 400 alunos do jardim-de-infância ao ensino fundamental. De acordo com a rede CNN, um professor que deveria estar monitorando as crianças durante o intervalo foi demitido. Um outro professor foi multado. Dez dos supostos agressores foram suspensos pelo resto do ano letivo. Outros dois receberam cinco dias de suspensão, informa o diretor da escola, Creg Williams. O nome dos envolvidos, devido à sua menoridade, não foi divulgado. A aluna não sofreu maiores ferimentos, mas também não retornará à escola até o fim do ano. Ah, tem mais um agravante, durante o intervalo, que acontece após o almoço, um estudante alertou um professor, e disse ter visto diversos garotos em cima de uma menina. A polícia encaminhou o caso ao juizado de menores do Estado. Um porta-voz da entidade afirmou que os garotos podem enfrentar acusações menores de atentado ao pudor. Uma coisa é certa, quem poderá saber que tipo de traumas esse incidente deixará na criança? Não seria o momento de abrirmos o debate sobre a necessidade de se incluir valores morais e éticos nos currículos escolares, desde as primeiras séries do ensino fundamental?

16 Responses so far.

  1. Sabrina disse:

    Sempre defendi esta idéia, pois acredito que a maioria dos problemas, – desde os pequenso até os grandes – vistos nos países, tem origem no mau comportamento do homem.
    Quando eu ainda estudava no antigo ginásio existia uma matéria chamada moral e cívica e que de nada me acrescentou, pois achava muito chato ter que estudá-la para fazer prova. Acredito que incluir ética e moral nos currículos escolares deve ser visto de forma prática e levantar questionamentos para que o verdadeiro objetivo, o aprendizado, ocorra.
    Por que não levar os alunos nos asilos e ensiná-los sobre o respeito aos mais velhos? Por que não levá-los a orfanatos e estimulá-los a serem solidários? Por que não ensiná-los sobre respeitar a natureza? Por que não ensinar a importância de respeitar uma fila ou um sinal de trânsito, sobre a importância do voto, exigir seus direitos e cumprir seus deveres? Enfim praticar a ética e a moral discutindo e deixando-os que eles mesmos criem soluções.
    No meu ponto de vista, se as crianças aprendessem a importância das atitudes éticas cresceriam com estes conceitos e formariam uma nova geração capaz de mudar o quadro tão desumano que se vê hoje.

  2. rayane disse:

    ………………

  3. Eliane luna disse:

    Gostaria de receber mais assuntos, reportagem, etc…sobre valores, Estou pensando em fazer meu tcc em cima desse tema… e que acredito em uma mehora na educaçao com esse tema no curriculo escolar!!

    obrigada
    Desde de já agradeço!!
    Espero respostas!!

  4. Vandreia Ribeiro Catelao disse:

    Sou professora do 4º ano do Ensino Fundamental (ciclo 9 anos) e leciono junto as demais matérias Valores Morais. Gostaria de receber alguns textos referentes a essa disciplina para poder estar repassando aos meus alunos. Acho importantíssimo essa questão de poder estar discutindo junto aos meus alunos o que é bom e o que é ruim, qual a melhor forma de ver alguns assuntos.
    Desde já agradeço.

    Profª Vandreia

  5. luciana cerqueira de jesus santana disse:

    w

  6. DAIANE DE SOUSA ARAUJO disse:

    sou aluna da 8 serié do ensino fundamental e o que eu acho sobre valores eticos e morais eu acho muito importante comentarmos oque esta acontecendo no meio da nossa sociedade.Min comovir muito ao ver o que aconteceu com aquela menina que foi agredida por varios alunos.Podemos mudar isso se todos nos nos unir e acabar com todas essas faltas de valores e etica.
    EU acho muito inportante os professores trabalhar com esses assuntos na sala de aula,cada aluno aprender mais sobre isso valorizar qualquer pessoa independente de raça cor ou clase social.
    siga esta ideia voce so tem a ganhar
    agradeço por tudo i por ler o que eu acho
    das alunas daiane e luciana bjssssssssssssss

  7. Inês disse:

    Buscando montar um projeto sobre valores éticos e morais para uma escola , é que me levou a entrar neste site. Gostaria de fontes com mais informações a este respeito.Obrigada

  8. Soraia Spolidorio disse:

    Olá!
    Sou Professora de Ética e Cidadania e há muitos anos ministro o assunto em pauta.
    Sinto que muitos assimilam as informações e se formam cidadãos do mundo.
    Éticamente falando, é uma pena não podermos atingir mais a fundo, pois alguns problemas vem de dentro da família. Filhos copiam o que seus pais fazem, e, isto me deixa muito triste, e às vezes sinto-me uma inútil.
    Mas continuo e faço a minha parte.
    Até a próxima.
    Professora Soraia.

  9. Germinia Soares Bomfim disse:

    Sou professora do ensino fundamental de Relações Humanas, quero trabalhar com Moral e Ética com alunos e pais, pois a escola só passará ser “verdadeiramente escola” quando a moral e a Ética for tabalhada com os alunos e pais juntos. Para isso preciso de alguns textos e fontes para informações. Peço ajuda urgente.
    Obrigada

  10. Regina Celia de Souza Machado disse:

    OI
    Sou professoura do ensino fundamental e médio e vou iniciar a discussão com meus alunos do ensino médio sobre valores morais e éticos, gostaria muito de receber textos e atividades, dinâmicas, que possam tornar minhas aulas mais interessantes em relação à discussão sobre o tema citado, valores
    Obrigada e desde já agradeço.

  11. Dolores Araújo disse:

    Olá!
    Sou professora do ensino fundamental I e o que me levou a entrar neste site foi a procura por assunto relacionado a valores para trabalhar com crianças de sete anos. Quero montar um projeto e gostaria se possível, que me enviasse alguns assuntos relacionados ao tema para trabalhar com essa turminha.
    Obrigada e um grande abraço.

  12. projeto disse:

    Sou professora do ensino fundamental, trabalho com crianças á partir dos sete anos de idade, e gostaria de receber os passos para a montagem de um projeto cidadania e ética, desde já agradeço. WANY

  13. Oi luna como vai eu vou ficar ai esse fim de semana.

  14. Francisco de Assis Ferreira Lima disse:

    Olá!
    Sou professor de Educação Física, e o que me levou a ver neste site foi a procura por assuntos relacionado a valores éticos e morais, para trabalhar com crianças a partir dos sete anos. Quero montar um projeto e gostaria se possivel, que me enviasse alguns assuntos relacionados ao tema.
    de já agradeço, obrigado e um grande abraço. ASSIS

  15. Francisca de Assis disse:

    Sou Coordenadora do ensino fundamental e estou elaborando um projeto p/meus Profºtrab. valores. cm seus alunos. Gostaria de receber textos referentes a essas disciplinas p/ repassar aos meus amigos professores.Desde já agradeço.

  16. Carmen Ehlert disse:

    Sou coordenadora do ensino fundamental, estou fazendo especialização em Orientação Educacional. Gostaria de receber textos sobre valores morais e éticos na escola pois este é o assunto da minha monografia. Desde já agradeço.


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado