… uma legião de pessoas insones

Legiao de insonesLeio, com preocupação, recente matéria publicada na revista IstoÉ, que a empresa farmacêutica Cephalon imaginava apenas ajudar as vítimas da narcolepsia, distúrbio caracterizado por sonolência súbita e incontrolável. Para isso criou a droga modafinil, lançada na França com o nome Modiodal e depois nos Estados Unidos, onde foi batizada de Provigil. Os resultados foram instantâneos: a eficácia é indiscutível. O problema é que a substância não age somente nos doentes, mas atua também sobre todos os que dormem regularmente. Dependendo da dose, mantém os indivíduos acordados por até três dias, aumenta a capacidade de raciocínio, dá energia, e sem causar dependência. Pára-se de tomar a pílula e volta-se a dormir como um bebê. Foi o suficiente para que um exército de executivos viciados em trabalho e dispostos a subir na escada corporativa transformasse o modafinil na vitamina cotidiana de seus sonhos. Uma espécie de Viagra do sono. Isso nos faz pensar seriamente sobre tudo que aprendemos ao longo do tempo de que nada como boas horas de sono para se ter uma vida saudável. Mais um pouco e teremos uma legião de pessoas insones, voluntariamente insones, trabalhando mais e mais, com a mente sempre atenta e aberta aos tsunamis de informações a que somos submetidos a cada minuto. O remédio se tornou uma febre. As vendas passaram o patamar dos US$ 150 milhões só neste ano. No Brasil, o modafinil aguarda liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Para aumentar a polêmica em torno dele, estudos sugerem sua eficácia contra a dependência de cocaína. Uma das hipóteses é a de que ele elevaria a capacidade de controle dos impulsos que levam à droga. Como vimos, esta nova droga ou medicamento, como cada um preferir, ainda vai dar muito que falar.

3 Responses so far.

  1. Marcia Kawabe disse:

    Nossa que horror! Nunca tinha ouvido falar nisso não. Eu morro de sono, durmo pra dedéu, mas daí a tomar uma drogas dessas já acho demais. Prefiro continuar acreditando que fui picada pela mosca tsé tsé 🙂

    abraços

  2. FRANCISCO disse:

    Minha esposa é portadora de Narcolepsia. Ela dorme com crise até 3 dias. Gostaria de saber como ter acesso a este remédio Provigil, ou a substância tipo ” cloridrato” de que ? para que eu possa pesquisar se o provigil está com outro nome aqui no Brasil. Abraços

  3. Lia disse:

    Ha muito tempo vinha sentindo dores nas costas, desanimo e muito cansaco, como que carregava uma tonelada nas costas. Nao tinha energia e disposicao para nada.
    Contei ao meu medico, (moro nos USA) ele me receitou PROVIGILl e disse que eu iria sentir-me melhor e com mais energia. Comecei a tomar imediatamente e logo senti diferenca.
    Estou no quinto dia de tratamento. Sinto-me OTIMA!!!!
    Sem dor nas costas e nada de cansaco. Me sinto “Energizada”!!!
    A D O R E I este remedio. E bem carinho, mas vale a pena.
    Quanto ao sono, … ele chega mais tarde, mas durmo bem, e me levanto ainda melhor.


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado