Mas, o que é mesmo bullying?

O que   bullyingLeio com preocupação os dados do Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientação sobre o Bullying Escolar, que acompanha pesquisas em ao menos oito cidades do país, como Maceió e Belo Horizonte. Mas o que é bullying, é uma agressão moral praticada por crianças e jovens e já atinge 45% dos estudantes de ensino fundamental do país, seja como agressor, vítima ou em ambas as posições. Quando a criança que sempre gostou de ir à escola começa a fazer birra e a inventar desculpas para faltar, pode ser manha, necessidade de descanso extra ou algum problema com os professores. Ou pode estar cansada de sofrer perseguições dos colegas, que vão desde a colocação de apelidos até o roubo de lanche na hora do recreio. Essa última opção é o que se chama de bullying. Em São José do Rio Preto (SP), o estudo já terminou e revelou que, dos 2.000 entrevistados, 49% estavam envolvidos com a prática –22% eram vítimas, 15% agressores, e 12%, vítimas agressoras. Os números batem com estatísticas internacionais e, pela primeira vez, traçam um perfil. Tímidas, com alguma característica física ou comportamental marcante (como obesidade ou baixa estatura), as vítimas têm, em média, 11 anos. São meninos e meninas com poucos amigos, que não reagem contra o que lhes desagrada. Já os agressores têm entre 13 e 14 anos e gostam de mostrar poder. Por isso, costumam ser líderes de seus colegas e, em muitos casos, foram mimados pelos pais. A maioria é formada por meninos (60%). Pois bem, diferenciar um apelido ou brincadeira que não passa de farra de criança de uma maldade característica de bullying é o desafio de pais e educadores. E é também uma questão de direito a preservação da personalidade e do bem-estar das crianças e dos adolescentes.

9 Responses so far.

  1. jessica disse:

    acho isso uma parvoise de hoje em dia as pessoas sao estupidas beijo

  2. Carolina disse:

    Olá. Gostaria de saber onde posso encontrar mais informações sobre o assunto e como posso ter acesso ao artigo integral.
    Grata.

  3. gustavo disse:

    o bullying é um termo ingles usado para definir o xingar,zuar,risadinha de mal gosto todos hoje em dia sao vitima do bullying na sua frente ou atras de vc tem gente falano de vc. o bullying ele é usado nas escola no trabalho e na rua.
    obrigado por poder me expressar.
    muito grato.

  4. macio disse:

    eu acho que se todo mundo tivese cosiencia nãõ haveria esses probremas

  5. liliana-fofa16@hotmail.com disse:

    cada vez mais a mais violencia ainda nao percebo porque existe isso

    to a fazer um trabalho pa escola sobre violencia e so agora e que do conta que ha tanta violencia em todo o mundo
    stop a violencia

  6. maiara disse:

    atualmente trata se de violencia escolar…

  7. Brasileira disse:

    Bao Noite!

    Tenho 22 anos atualmente num shopping sofri agressões verbais como: Gozações, Zoar , Intolerância, gozando o meu geito “esquesito“ e outras agressões, faziam gestos me chamando de galinha, me aterrorizaram, me chamaram de feia, em fim os agressores não eram crianças. como eu também não sou o que devo fazer para punilos legalmente com a justiça.

    Esta agressão poderia ser chamada de Bullying ou discriminação e se for qual tipo ?
    Sou negra e segundo eles esquesita e feia.
    O que eu não acho até por que não existe um padrão (do) CERTO OU ERRADO, do belo ou feio.

    Eu ignorei os tres até porque eram tres e vi que ignorar não seria a melhor forma de combater este crime pscicologico.

    POR FAVOR ME AJUDEM. AGUARDO RESPOSTA.

  8. vitor disse:

    fazer bullying é porrrraddddddda

  9. iasrael almeida sous disse:

    bullyng e uma palavra que muito usanda na minha escola. Na minha sala mesmo teve um caso com uma menina e com outro meninos.
    Ele ficava maltratando a menina só porque ela ñ comveça com as outras pessoas. Mais os meninos ñ ficaro so com palavras ele começaro a da tapa e muro. Mas por sote da menina os meninos desentiro no meio do ana.Agora ela já coveça com as outras e deveis e cado e sorria para algumas colega de sala
    .


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado