O direito de professar uma religião

Direito de ter uma religi oEstá na mídia que a preocupação com a evasão de católicos da igreja brasileira e da América Latina foi um dos principais motivos para que o papa Bento 16 decidisse visitar o Santuário de Aparecida, no interior paulista, em maio de 2007. Dom Cláudio Hummes disse que “o papa ficou muito impressionado com essa evasão.” E que quando foi conversar com ele sobre a 5ª Conferência Geral de Aparecida, teve a impressão de que Bento XVI ficou muito preocupado com o Brasil, por ser o maior país católico do mundo e hoje ter só 68% do povo católico e esta evasão não estancou”, disse o arcebispo de São Paulo. De acordo com pesquisas divulgadas pela CNBB (Conferência Nacional de Bispos do Brasil), em média, diminui 1% ao ano o número de brasileiros que se declaram católicos, nos últimos 20 anos. A CNBB também elaborou uma análise da evasão e suas causas e conseqüências divididas por capitais brasileiras. Dados da pesquisa obtidos em 23 capitais brasileiras e em 27 municípios apontam para o fato de que cerca de 23,5% da população brasileira já mudou de religião ao menos uma vez na vida. De acordo com a pesquisa, 4% dos católicos declararam já ter transitado de religião — o que significa em números absolutos cerca de 3 milhões de católicos adultos. Mas uma coisa é certa, existe hoje em dia uma busca pelo Sagrado, pelas práticas religiosas, notadamente da oração e da meditação. Na atualidade, principalmente nos países ocidentais Os os meios de comunicação como a Internet, favorecem a circulação de informações sobre outras religiões orientais. Mas, o que é relevante em tudo isso, é o direito que todo ser humano tem de professar uma religião e de esposar uma crença.

One Response so far.

  1. SAM disse:

    “outras religiões orientais”… muito interessante essa nota: “outras” que são “orientais”!

    Muitas vezes nos esquecemos que as religiões mundias conhecidas hoje (como o judaísmo e o cristianismo) são tão oridentais como o hinduísmo, budismo, e o islão.

    Mas uma nota, como diz a religião bahá’í, sejam quais forem as origens da religião, a sua meta é o “bem-estar da humanidade” e a união de todos os povos.

    Abraço.


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado