Impérios romanos em franca derrocada…

Imperios romanos em derrocada 02Um dos meus alunos da pós-graduação em Direito insistiu em uma aula da semana passada para saber o que eu pensava do tumultuado início do século XXI. Pois bem, é um século que já começa a testemunhar as lancinantes dores de um parto, o parto de uma nova consciência da unidade humana, acrescida ainda da compreensão de que temos destinos comuns a partilhar.
A busca da felicidade e de uma fraternidade que ultrapasse os estigmas – e como são muitos! – que implicam em distinguir seres humanos pela cor da pele, pela nacionalidade, pela classe social, pela crença religiosa abraçada. Penso que em 2106, os que lerem este texto, se sobreviverem r até lá, talvez possam ver algumas dessas imagens como cena do cotidiano, pois do contrário, teremos vergonhosamente falhado em levar avante uma civilização em constante evolução.
Vivemos dias em que diversos “impérios romanos” estáo em franca derrocada. E as causas dessa imensa solidão de espírito em que nossos dias estão aprisionados não são outras que a aceleração da decadência moral, o consumismo exacerbado e o individualismo colocado nos altares da vida em sociedade.

One Response so far.

  1. TEIXEIRA disse:

    > Boa noite!

    > Toda provocação é sempre válida, vez que leva a reflexão, tarefa esta pouco pecu-
    > liar numa civilização que tem acesso a tantas informações, porém não possui o cen-
    > so crítico para selecioná-las, e se encontra mais centrada em atender aos apelos de
    > consumo, perpetrados pela mídia.

    > Bahia, Brasil. 09/03/2008.


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado