Enfim roteiro sobre Clarice pronto 01

Aproveitei estes últimos dias para terminar o 5o. tratamento do roteiro do longa metragem sobre Clarice Lispector (foto). Já faz alguns anos que tenho esse projeto: ver a vida de Clarice na grande tela. Afinal, meu mestrado está sendo sobre “A Hora da Estrela – a longa travessia de uma linguagem densa para a linguagem cinematográfica” e é sempre um prazer trabalhar com os textos de Clarice. Como muitos leitores vêm acompanhando a trabalheira que foi concluir esse roteiro, afinal será meu primeiro longa-metragem, compartilho, em primeira mão, a última cena: 

102 – EXT. – IMAGENS DE CAVALOS EM DISPARADA – ENTARDECER
(Dezenas de cavalos correm em disparada por uma planície. Depois um cavalo preto, em especial, é focado. Trata-se de um cavalo agitado e sempre correndo à frente dos demais. Uma música orquestrada – som de violinos – pode se ouvir enquanto as imagens enchem a tela.)

VOZ DE CLARICE EM OFF

“Existe um ser que mora dentro de mim como se fosse casa sua, e é. Trata-se de um cavalo preto e lustroso que apesar de inteiramente selvagem, pois nunca morou em ninguém nem jamais lhe puseram rédeas nem sela, apesar de inteiramente selvagem tem por isso mesmo uma doçura primeira de quem não tem medo: come às vezes na minha mão. Seu focinho é úmido e fresco. Eu beijo o seu focinho. Quando eu morrer, o cavalo preto ficará sem casa e vai sofrer muito. A menos que ele escolha outra casa que não tenha medo do que é ao mesmo tempo selvagem e suave. Aviso que ele não tem nome: basta chamá-lo e se acerta com seu nome. Ou não se acerta, mas uma vez chamado com doçura e autoridade ele vai. Se ele fareja e sente que um corpo é livre , ele trota sem ruídos e vai. Aviso também que não se deve temer o seu relinchar: a gente se engana e pensa que é a gente mesmo que está relinchando de prazer ou de cólera.”

5 Responses so far.

  1. sirlene disse:

    olá, amo Clarice lispector, faço artes cênicas, estou no ultimo ano. Minha vida tem alguns episódios muito semelhantes a alguns da vida de Clarice. Vc vai fazer testes com atrizes pro seu filme. Se quiser uma atriz quesofre pra ser atriz( sou formada em artes plásticas, entrei no curso de cênicas pra me desafiar… enfrentar meus monstros) eu me candidato.Parabéns pelo proijeto.Torço por ele.

  2. SAM disse:

    Afinal, o filme é para quando?

  3. Paula Galvão disse:

    Eu amo Clarice Lispector, estou me formando em Letras, e o meu TCC é sobre A Hora da Estrela. Também faço teatro e vou aguardar informações sobre o projeto…Por favor, me deixe informada! Beijos!!!!

  4. osana santos disse:

    Clarisse é brilhante,inteligente simplismente encantadora.como eu sei disso?
    é simples todo grande autor se revela em sua obra,seja de forma explícita ou
    camuflado em seus personagens.
    a primeira vez que li um livro de Clarisse eu tinha uns doze anos,me senti
    atraída por um mistério existente em seus livros.eu acredito que á
    muito de Clarisse em seus livros mas só quem lê com o coração
    pode descobrir.espero que esse filme retrati de forma coerente a grande e adimirável Clarisse Lispector.

  5. nathalia disse:

    ela é 1 pessoa maravilhosa tantoé q eu vou usar 1 dos poemas dela para meu trabalho do colegio.


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado