I Fórum Mundial Espiritual, Brasília, 2007

Forum Mundial EspiritualTudo parece ter começado em meados dos anos de 1990 com o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suiça. Poucos anos depois, foi a vez de se realizar o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre e depois na Índia. E ontem tivemos a primeira edição, em Brasília, do Fórum Espiritual Mundial. Milhares de pessoas lotaram o moderno Centro de Convenções da capital brasileira. Foram cinco dias de intensa programação. Filósofos, escritores, teólogos, autoridades governamentais, representantes de organizações não-governamentais, religiões e tradições espiritualistas… de tudo um pouco, mas muito de compreensão e entendimento de que podemos ter um outro mundo possível, fundado na consciência espiritual da humanidade e sob a bandeira da unificação do gênero humano. Fui palestrante, ontem, domingo (10/12) abordando o tema “”Visão humanista da vida: percepção da interdependência”. Eis aí um tema que me cala fundo, afinal, está mais que provado, aprovado e comprovado – tanto cientifica quanto filosoficamente – que somos partes de um todo, de uma mesma espécie humana e que, junto com o planeta (Gaia), formamos uma unidade essencial, indivísível. Está claro como o sol do meio dia que temos um destino comum a partilhar e que tudo o que infelicita a parte infelicita também o todo. Depois, temos focado muito nosso olhar e nosso pensamento naquilo que nos separa e divide em vez que mirarmos a enormidade de temas, assuntos, percepções que nos juntam, reunem e unificam. Que este Fórum tenha vida longa e possa ser um instrumento a mais para a compreensão entre as nações, povos, crenças e filosofias de vida. O futuro, continua em nossas mãos. E temos muito o que fazer com ele. Disso depende a felicidade ou infelicidade desta e de futuras gerações de seres humanos. E também o futuro de Gaia.

2 Responses so far.

  1. Podia-se aproveitar a época natalícia para não se deixar os doentes idosos em hospitais quando se vai para fora de casa ou às compras frenéticas próprias da época.
    Haveria de ser uma conquista espeiritual do maior país do Hemisfério Sul.

  2. Márcia disse:

    Assisti à sua palestra e gostei muito. Gaia precisa de vozes como a sua para despertar nas pessoas esta consciência de preservação , de cuidado, de respeito à nossa morada , o Planeta Terra.
    Que este Fórum continue acontecendo em todos os coraçoes sensíveis, para que unidos somem mais..e mais…!


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado