Advertências do pai da Teoria de Gaia

 Advert ncias do pai da Teoria de Gaia

James Lovelock (foto) o cientista britânico, considerado o pai da Teoria de Gaia, afirmou que o aquecimento global faz com que a Terra encontre-se em “estado terminal”, e combater essa situação com energias renováveis é como tratar um doente grave com “medicina alternativa”. James Lovelock diz que os governos deveriam se preocupar em receber os refugiados da mudança climática. A Teoria de Gaia, que o cientista apresentou no começo dos anos 70, argumenta que a Terra se comporta como um grande organismo vivo capaz de se regular e reagir às mudanças. Fazendo uma analogia com a saúde do ser humano, Lovelock, de 87 anos, alertou que nosso planeta encontra-se em “estado terminal”, similar ao de uma pessoa que sofra de doença no coração ou nos rins. Ele considera que os governos deveriam concentrar seus esforços na adaptação à mudança, construindo casas adequadas, hospitais e infra-estrutura para os deslocados, em vez de perder o tempo lutando contra a mudança climática com as energias renováveis.  Se não tratarmos dos direitos da Terra, quem irá tratar? Com a palavra governantes, cientistas, ambientalistas e porque não, toda a sociedade? Afinal, um planeta, um só povo, uma só humanidade.

7 Responses so far.

  1. Renê Couto disse:

    Grande Tom,
    concordo plenamente com o alerta de Lovelock e com sua idéia de que o governo não só pode, mas como deve ajudar se adaptando a este aquecimento global.

    Um carinhoso abraço.

  2. toninho guaru disse:

    O Brasil quer suprir a demanda de alcool que virá,com super-produções de cana.
    Para obtermos a colheita, não é necessário que eles façam queimadas? Isto no métodos antigos.E se usarem maquinas para a colheita como ficam os bóias-frias.Querem curar a terra com mais veneno?

  3. adelia barreto disse:

    concordo plenamente com Lovelock…os capitalistas só pensam no presente, no agora só querem produzir e produzir, esquecendo que a Terra é bem mais importante que qualquer capital acorde, enquanto é cedo…

  4. Geraldo Sales. disse:

    O cientista Lovelock tem razão, a humanidade evoluiu e se esqueceu, da mãe terra, hoje a cada dia estamos vivendo uma catástrofe natural,a natureza é o bem mais perfeito que existe mas até quando ela vai suportar as agreções? Todos nos temos responsabilidades pelo que esta acontecendo, o homem é o único animal que tortura e mata seu semelhante e esta fazendo o mesmo com o meio ambiente. A grande maioria dos seres humanos tem tendencias a se auto-destruir acho que estamos em um caminho sem volta.

  5. Narciso disse:

    O ser humano age como sempre agiu. Os meios empregados para conseguir o que ele quer (nem sempre o que precisa) é que foram sofisticados. A chamada evolução humana, como criatura viva, não sofreu mudança desde o seu surgimento como espécie. O que “evoluiu” foi a tecnologia. O homem não se adapta ao ambiente, obriga que o meio se fique adequado a ele, isto representa o fim das espécies adaptadas ao Organismo Terra. Ser humano e Biodiversidade são Incompatíveis.
    Obs. Mudo minha forma de ver caso apresentem um único exemplo da história (e pré-história humana) em que o homem não tenha representado o flagelo da vida.

  6. Narciso disse:

    Narciso: Erro na formulação da frase: Leia-se: “O homem não se adapta ao ambiente, obriga que o meio se adapte a ele, …”

  7. naosei disse:

    desculpem mas tive que dizer: é só ignorantes por aqui! E se forem todos estudar um pouco mais antes de tentarem dissercar sobre temas que nao entendem, com factos que nao dao, com logicas que nao existem…
    desculpem mas a terra esta como esta graças aos incultos, que pensam que sabem, pensam que contribuem, mas a sua propria ignorancia so agrava o estado geral e nenhuma solucao ajuda a encontrar.


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado