“…uma pessoa com síndrome de Down…”

Uma pessoa com sindrome de Down 1A mais bem conhecida e mais comum das síndromes relacionadas aos cromossomos, inicialmente conhecida como “mongolismo”, é agora designada síndrome de Down, segundo Langdon Down, que foi o primeiro a descrever os sinais clínico no distante ano de 1866. Também a designação de criança sofrendo de sindrome de Down não tem sentido, pois ela não tem dores. Por exemplo, utilizar a frase “uma pessoa com sindrome de Down” é mais precisa, não pejorativa e faz lembrar a sua condição de pessoa. O custo tratamento e manutenção dos casos de síndrome de Down nos Estados Unidos é estimado em 1 bilhão de dólares por ano. O estresse emocional nas famílias que têm crianças e adultos com síndrome de Down também é um fator a ser considerado. Sendo assim, fica clara a necessidade de um aconselhamento e uma prevensão efetivos. O sindrome de Down aparece em todas as raças com uma incidência de cerca de 1 para 800 nascimentos. O aumento da incidência com a idade da mãe é bem conhecido. No entanto, a maioria das crianças são filhas de mães com menos de 30 anos. Uma forma de combater atitudes e pnesamentos preconceituosos aos portadores de Down é conhecer melhor essa deficiência. Não se respeita o que não se conhece, ou melhor, não se ama a quem não se conhece. Pensemos nisso.

23 Responses so far.

  1. georgia disse:

    adro todo ele sou professora deles sao crincas muito maravilhosa e especias beijos

  2. georgia disse:

    adoro pq sou prfessora de criancas especias beijos tia georgia

  3. mosane disse:

    tambem tenho uma filha com down que e uma sapeqiunha uma dadiva de Deus
    bjos para todas as maes especiais…

  4. adriana disse:

    eu tenho um menino lindo com down ele me surpreende a cada dia eu amo os downs.

  5. cintia cabo frio disse:

    cintia 3/09/2007 tenho uma filha com duwn e a coisa mais maravilhosa do mundo.

  6. alirio gabriel de souza filho disse:

    gostaria de parabenizar este site por colocado esta materia sobre crianças com sindrome de down, gostaria de receber frases sobre crianças especiais, pois minha esposa e professora de crianças especias e ela queria algumas frases para colocar na sala dela. obrigado

  7. Keilla disse:

    Não tenho nenhum contato com alguém com Down, mas eles me encontam!
    Não sei como pode existir pessoas que ainda tenham preconceito. As vezes nos dizemos normais, mas quem é normal de fato?

  8. Lulu disse:

    Acho eles uma gracinha, ainda mais que conheço um de dois aninhos muitoooo fofoooo e querido…..bjs

  9. eliana sass disse:

    Adorei a matéria pois sou estudante em pós graduação em Educação Especial, onde estamos abordando este assunto. Parabéns pela matéria.

    Beijos

  10. simone disse:

    gostaria de saber se uma mãe com filho com dawn pode ter outro filho com mesmo problema .e se isso ocorre se tem algum tratamento.
    gostei das informações. um abraço.

  11. Jeanne disse:

    Tenho um filho com SD e odeio quando as pessoas comentam, eles são tão carinhosos, como se fossem na realidade uns retardados. Todas as crianças criadas num ambiente de amor e carinho será isso não é caracteristica de um down eles vão além do carinho e são como todos nós.

  12. Estela disse:

    hellooooo… JEANNE , só vc não percebeu ainda,… que eles são realmente muito carinhosos ao extremo …..é caracteristicas deles sim. e que mal ha nisso ?……..
    estranho é vc dizer: “como se fossem uns retardados “por acaso ser carinhoso agora é sinônimo de disturbio mental…????????

    ps.: (o amor vem do seio da família sim,.. mas não é só isso.., Deus está por tras disso.)

    DEUS, não faz nada em vão…; criou este ser (costumo dizer q. são ANJOS) tão ESPECIAL de coração puro, eternamente inocente…e verdadeiro, pra mostrar pra quem quizer VER sua mensagem: amar uns aos outros SEM DIFERENÇAS.
    ou seja eles nos transmite apenas como devemos agir com “carinho” uns pelos outros.

    PS.: limitações todos temos…..capacidade de AMAR é uma delas.
    Jeanne me perdoe se falei algo que não gostou, bj. Estela.

  13. Marcilene disse:

    oláa.!! tenho uma filha down é o maior presente q o senhor mim deu.
    linda, maravilhosa e muito amavél e acima de tudo muito amada.!

  14. cristiane disse:

    tenho um bebe de meses que é dow ele é meu anjo ele é lindo muito fofo e se desenvolve a cada dia faz fisioterapia e fono desde os meses esta cada dia mais fofo

  15. Francisco Thiago Furtado Ferreira disse:

    Não Conheço nem uma pessoa com Sindrome de Down, mais sei o tamanho do valor que essa pessoa pode ter, quando eu vejo na televisão passando uma pessoa com sindrome de Down, a minha primeira reação é: Eu Fico Feliz de ver aquela pessoas feliz, meu coração fica muito mais alegre, mais as vezes tambem me corta o coração ver pessoas maltratando outras so porque tem Sindrome de Down, isso é uma vergonha, essas pessoas que maltratam deviam tomar vergonah na cara. As Pessoas que tem Síndrome de Down tambem são abençoadas por Deus e que Deus Ilumine Todas as pessoas com Sindrome de Down e um Abraço Para todos vocês que deixaram seus comentarios muito bonitos. Que Deus abençoe a todos Vocês.
    Tchau

    Fiquem Com Deus

  16. Cristiane souza disse:

    .Eu tenho uma filha de 3 anos com SD quando ela nasceu fiquei muito assustada pois não conhecia nada sobre o assunto. Mas hoje vejo que ela e tudo de melhor que DEUS poderia me dar nesse mundo, ela me ensinou o verdadeiro valor da vida as vezes damos valor a coisas que achamos importantes, mas nada e mais gratificante do que acorda de manhã com um sorriso lindo e sincero. Hoje vejo a vida de outra forma dou valores as coisas mais simples. Ter uma criança com SD não e o fim do mundo são pessoas iluminadas que veio de presente para cuidarmos com muito amor e dar a elas condições de viverem no mundo como qualquer um de nos pois são seres humanos capazes e abençoadas. Que DEUS abençoe cada pai e mãe que tem um filho com SD, acredite essas crianças são anjos enviados pelo SENHOR para fazer de cada um de nos pessoas melhores.

  17. Anna Alessandra disse:

    Acabo de ganhar de Deus uma linda menina down, ela é maravilhosa. Descobrimos durante a gravidez e tudo foi a partir daí planejado e programado para melhor recebê-la. Cada detalhe do quarto, e da casa foi feito pensando nela.
    Me falaram que estes verdadeiros anjinhos é que escolhemeu, o pai e a mãe que eles querem ter; portanto eu, meu marido e toda a minha família estamos curtindo cada momento pois ela é simplesmente maravilhosa, um doce e encanto de criança.
    Fico muito feliz, honrada e agradecida a Deus por ser uma dessas mães que foram escolhidas.

  18. Eliane Souza disse:

    Entrei no site porque estou em busca de resposta. Meu sobrinho tem 11 anos e tem Sindrome de Down. Ele sempre foi comunicativo e muito sapeca. Tinha facínio por água. Adorava tomar banho e ver DVD e gostava de brincar. Este ano ele mudou seu comportamento. Não brinca mais no banho e a mãe tem que banhá-lo, coisa que ele adorava fazer sózinho. Ele esta sem se comunicar com as pessoas e comigo que sempre estive comele e sei que ele gosta muito de mim. Hoje sinto ele distante. pode um portador desenvolver autisto… ele teve perdas significativa nos últimos anos. O pai,tio,2 avós e mudou de residência em curto espaço de tempo. Por favor necessito de uma ajuda. A mãe dele é uma pessoa bem dedicada,mas de um temperamento muito forte. Ele estuda em escola especial no CERENEPE. Ontem ela foi chamada na escola e lhe colocaram a falta de interatividade do menino com os colegas e professores.Ele pode desenvover autismo agora.Agradeceria um contato.( desculpem-me meu PC esta com a tecla de interrogação mal)
    Atenciosamente
    Eliane

  19. José Tadeu Mariano disse:

    Meu filho tem SD eu o amo mais que tudo, me vez parar de beber e a amar e ver o mundo de outra forma ele e meu tudo!!!!

  20. Katiuscia Fraga disse:

    Entrei no site e achei muito interessante pois as crianças com SD são crianças normais como como qualaquer outra criança,são muito amorosas, inteligentes embora passarem por certas dificuladades são milagres de Deus, tenho certeza que cada uma delas foram criadas por Deus e Ele tem um próposito para realizar com cada uma delas.

  21. lilian souza disse:

    ola adorei este site tenho uma filha com sd ela 5 anos de idade foi uma grande supresa quanto ela nasceu . quanto acondo vejo seu soriso comtenplar o meu dia amo minha filha pois meu ex- namorado nao quis saber dela vivo pela minha filha pois sei que pela gloria de deus tudo vai dar certo eu e ela e meu filho mais novo e meu marido vamos dar a ela uma famillia que ela merece . oi fica aqui minha mensagem ame seus filhos nada e mais importante que seus filhos . beijos

  22. Rubia Marchioreto disse:

    Ola, sou mae de um SD e ele se chama alexandre, tem 1 ano e 5 meses de idade é um bebe envolvente e apaixonante, ele nao esta andando sozinho ainda, mas anda segurando nos moveis e pela parede e tem seus resmungos na tentatinha de se comunicar oralmente ele é muito tranquilo.., adora agua.. e assistir a galinha pintadinha rsrs. alexandre tem um irmao de 4 anunhos, ele é normal, eu e meu esposo tentamos dar a mesma educação para ambos, bem como os limites. O Alexandre pra nós é a expressao do amor de Deus por nossas vidas, todos nós o amamos. ( Realmente sao muito ESPECIAIS.)

  23. meu nome e fernanda eu tenho 10anos e adoro crianças assim eas sao tao lindas


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado