A onda tecnológica dos últimos 20 anos

crianca

Tomo conhecimento que é cada vez menor a idade das crianças que utilizam computadores e outros itens tecnológicos. Coisa de 5, 6 anos de idade e a criançada já sabe ligar um aparelho de vídeo, DVD, usar o mouse, ligar um computador e procurar coisas na internet. A onda tecnológica dos últimos 20 anos veio para ficar e mudar comportamentos e atitudes. Já existem até clínicas para tratar de viciados em ferramentas tecnológicas, pessoas que não conseguem se seprarar de um computador ou de um videogame. Como sempre, a regra de ouro não poderia ser outra, a moderação. Só porque temos sede não temos que beber três litros de água a cada hora e meia não é mesmo? O mesmo com o uso dessas sedutoras engenhocas que nos trazem para perto de tudo que aguça nossos sentidos: imagens, vídeoclipes, músicas, bisbilhotagem da vida alheia, conhecimento em tempo real do que acontece em Brasília, Paris, Cochabamba ou em Hong Kong. Pais e educadores têm sua responsabilidade aumentada pois precisam estar atentos a como as crianças e pré-jovens usam as novas maravilhas tecnológicas e como isso impacta seu aprendizado, estado de humor, relações familiares e também sua atuação no ambiente escolar. Estejamos de olho.

4 Responses so far.

  1. Márcia monteiro disse:

    Acredito que a mudança tecnológica chegou até nós e é preciso que nós educadores procuramos nos informar diariamente sobre os avanços da informática, pois caso contrário ficaremos atrasados e os alunos terão condiçõesde ocupar o nosso lugar.

  2. Márcia disse:

    O educador deve se conscientizar que a internet é uma ferramenta de auxílio que vai enriquecer sua prática educativa – através de uma aprendizagem mais significativa.

  3. lucineiry disse:

    acho super interessante o avanço tecnológico, desde que não se esqueça que o relacionamento interpessoal é de suma importância para o desenvolvimento afetivo. ,solidário entre os seres humanos.Precisamos desenvolver em nossos alunos
    a importância da troca de olhares, como diz nosso saudoso Charles Chaplim:”Preciso de alguém que me olhe nos olhos quando falo.

  4. Mário diz: disse:

    É vedade Márcia!


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado