Mas o que é mesmo o tal do efeito estufa?

O que e o efeito estufa

Um ouvinte (faço comentário diários na Rádio Nacional AM/FM), de João Pessoa, me pede mais informações sobre o efeito estufa. Vamos lá. O aquecimento global é causado pelo aumento do chamado efeito estufa. Ele sozinho não é ruim, já que permite que a Terra fique aquecida o suficiente para que a vida continue. É possível imaginar a Terra como um carro estacionado sob o Sol. O carro fica sempre muito mais quente por dentro do que por fora se permanecer exposto ao Sol por um tempo. Os raios do Sol entram pelas janelas do carro, e uma parte de seu calor é absorvida pelos assentos, painel, carpete e tapetes. Quando esses objetos liberam o calor, ele não sai pelas janelas por completo. Uma parte é refletida de volta para o interior do carro. Então, uma certa quantidade de energia entra, e menos quantidade de energia sai. O resultado é um aumento gradual na temperatura interna do carro. Quando os raios de Sol chegam à atmosfera e à superfície da Terra, aproximadamente 70% da energia fica no planeta, absorvida pelo solo, pelos oceanos, pelas plantas e outros. Os 30% restantes são refletidos no espaço pelas nuvens e outras superfícies refletivas. Mas mesmo os 70% que passam não ficam na Terra para sempre (se isso acontecesse ela se tornaria uma bola de fogo). As coisas em torno do planeta que absorvem o calor do Sol eventualmente irradiam este calor. Um pouco vai para o espaço, e o resto acaba sendo refletido para a Terra ao atingir certas coisas que ficam na atmosfera, tais como dióxido de carbono, gás metano e vapor de água. O calor que não sai pela atmosfera terrestre mantém o planeta mais quente do que o espaço sideral, porque mais energia está entrando pela atmosfera do que saindo. Isso tudo faz parte do efeito estufa que mantém a Terra quente.

8 Responses so far.

  1. Ana Cláudia Gonçalves Campos disse:

    Devemos ter consciência de que este é um problema real e que todos temos participação nisso. Assim devemos fazer nossa parte para que a emissão de gases estufa possam ser diminuídos. Além disso, falar sobre o assunto com nossos alunos é de grande importância pois estaremos multiplicando a idéia de que a responsabilidade de cuidar do planeta é nossa!!!

  2. Márcia disse:

    O planeta Terra está doente…totalmente em febre!
    Da mesma maneira que necessitamos de cuidados médicos, a terra precisa ser mais bem cuidada por nós.

  3. yeda disse:

    Devemos conscientizar nossos alunos que preocupamos com nossa saúde, mas se não preocuparmos com a do nosso planeta, a nossa também correrá sérios riscos.

  4. miracy disse:

    Falar sobre efeito estufa é falar sobre as cosequencias de nossas ações diarias que estão contribuindo para que tal problema cresça a cada dia. Faz-se necessário despertamos para a relidade que nos cerca. Se cada cidadão procurar fazer a sua parte por mais simples que seja, estará contribuindo para que este problema comece a ser resolvido.

  5. Paulo de Tarso Moreira da Silva disse:

    O efeito estufa não é um problema só do nosso país, apesar de termos em nossas mãos, a maior floresta e rica em bio diversidade do mundo, que não pertence mais a nós brasileiros, mas sim de todo o mundo, pois virou patrimônio da humanidade, uma beleza; e a as nossas crianças que estão jogadas em baixo de viadutos sem acesso a educação, saúde, lazer, moradia e duas refeições diárias no minimo por dia, quem vai adotar essas crianças!
    Tudo que é bom é vira patrimônio do mundo ou seja por influência do nosso tio San.
    Mas devemos salientar que o EUA é um dos maiores poluidores do mundo, visto de passagem que a cidade de Detroit, lança na nossa atmosfera uma quantidade de monoxido de carbono emitido pelos veículos automotres, que não tem como comparar com qualquer outra cidade do mundo.
    Acorda Tio San;

  6. Iolanda Miranda de Miranda disse:

    Estamos constantemente falando para os nossos alunos, amigos, comunidade que o aquecimento global daqui há poucos anos será catastrófico para todos nós. Nos preocupamos sempre em falar, mas infelizmente o que fazemos para resolver isso na prática é muito pouco. Estamos viciados em nossos maus hábitos, tomando atitudes que não ajuda. É preciso que formemos consciência, uma consciência coletiva, pois se assim procedermos ainda dará tempo de salvar o planeta.

  7. mariana disse:

    quais os problemas na saúde em relação ao aquecimento global?

  8. adaisleni disse:

    o efeito estufa cada vez mais estar se
    desgastando
    oque serade nós???
    pense e se consientize


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado