200 anos de Imprensa no Brasil

200 anos de imprensa no BrasilEm meio às comemorações dos 200 anos da chegada da família real ao Brasil, este ano também marca o bicentenário da criação da imprensa no país. Em junho de 2008 o nosso Correio Braziliense, sediado em Brasília desde a sua fundação, comemora seus 200 anos de existência. Somente em 1908 foi criada a Associação Brasileira de Imprensa, cem anos depois da chegada da família real portuguesa ao Brasil. Uma curiosidade: o primeiro jornal impresso no Brasil, a “Gazeta do Rio de Janeiro”, só foi lançado em 10 de setembro de 1808. Antes disso, em 1º de junho do mesmo ano, passou a ser impresso em Londres, o também brasileiro “Correio Braziliense ou Armazém Literário”, daí a primazia do Correio Braziliense. De lá para cá, a missão da imprensa permaneceu inalterada: transmitir as notícias, buscar a imparcialidade em seus textos, dar espaço para o contraditório, ouvir as partes envolvidas. Nem sempre conseguimos isso, como por exemplo nos longos anos em que o Brasil esteve sob regime ditatorial. Como sabemos, em regimes totalitários a primeira vítima foi e continua sendo a liberdade de imprensa.    

6 Responses so far.

  1. Bárbara disse:

    Olá! Procurando uma foto de Clarice Lispector para postar em meu blog, deparei-me com o seu num recado antigo dizendo sobre um possível filme sobre a vida de Clarice no qual você havia finalizado o roteiro. Esse filme tem alguma previsão para rodagem? Fiquei muito ansiosa. Obrigada e abraços!

  2. Ana Nélo disse:

    A vinda da “Família Real para o Brasil” a mídia mostra como se fosse uma opção do governo português deixar a “Coroa” para morar numa colônia… Espero que todos os cidadãos brasileiros mobralizados lembrem-se que esta maravilhosa família deixou a Europa fugindo do cenário de econômico e político EUROPEU.

    Quanto a liberdade de imprensa é simplesmente um mito. Nunca tivemos a tal liberdade, publica-se o que interesse de quem detem o poder, nunca sabemos qual a verdade, e quando temos noção do que poderia ser a verdade já passou no mínimo uma DÉCADA.

    Quando a imprensa falada e escrita anunciar a verdade, e não sei quando terá início. Eles serão a Luz e os olhos da humanidade.

  3. Angélica de Almeida Nazareth disse:

    Gostaria de receber mais informações sobre os 200 anos da vinda da família Real ao Brasil.Pois estou trabalhando com esse tema na escola.
    Desde já agradeço.

  4. Renato disse:

    Comemorar a chegada dos portugueses no Brasil?

    Prefiria ser índio do que ser o que somos hoje

    Sem mais

  5. LARICE disse:

    haaaaaaaaaaaaaaaa è muito massa poder pesquisar!!

  6. LARICE disse:

    eu queria saber mais e mais sobre 200 anos da familia real no brasil pois tenho um trabalho de historia sobre o mesmo para dia7 do a de 2008!


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado