41% dos oceanos são afetados pela ação humana

41  dos oceanos afetadosMapa feito por cientistas norte-americanos e divulgado nos últimos dias na revista científica “Science” demonstra que 41% dos oceanos do mundo foram afetados, em menor ou maior grau, pela ação humana. Para mapear o impacto da atividade humana nos ecossistemas marítimos, os cientistas da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, nos Estados Unidos, fizeram uma sobreposição de 17 mapas que demonstravam o impacto de fatores diversos, como a pesca, a poluição e a mudança climática. Os mapas foram feitos com base em um estudo que analisou o impacto dos seres humanos em ecossistemas como os recifes de corais, as colônias de algas marinhas, plataformas continentais e os oceanos profundos. Segundo os cientistas, a influência dos humanos varia de forma significativa de acordo com cada ecossistema. O mapa revela que em grande porção da costa brasileira, o impacto dos humanos é “médio alto”, o que indicaria uma influência de 4,95 até 8,47%.  

3 Responses so far.

  1. Ana Nélo disse:

    a matéria tem como título “41% dos oceanos são afetados pela ação humana”. Primeiro temos de busar recursos no direito para abordar esta questão. A pessoa Jurídica é uma entidade que não pode ser confundida com a pessoa Física dos Seus Sócios”.
    Assim sendo, Empresa é uma entidade e os humanos outra. As grandes empresas poluem os mares, destroem mata atlântica no Brasil, inclusive empresas americanas. Não há punição nem para as empresas Multinacionais, tampouco para as nacionais. Quais as punições e as recuperações ambientalistas que estas empresas estão realizando. A maior punição não seria um MULTA, mas a obrigação de as empresas reconstituir os danos por causados, e que nós “Povão” conhecessemos os resultados.

    Quant às pessoas físicas, qual o percentual de danos causados diretamente por indivíduos? não dar para acreditar neste dado (percentual) constante no título da matéria.

  2. Roseane disse:

    Trabalhar com direitos humanos não é fácil. Estou divulgando em meu blog a campanha da FIAN para os Guarani Kaiowá de Mato Grosso do Sul. Solicito que as pessoas enviem uma carta ao presidente da república pedindo a reparação das violaçoes de direitos humanos que esses povos vem sofrendo. Conseguir a adesão das pessoas para o envio das cartas não tem sido fácil. Queria solicitar teu apoio. Mais informações no meu blog. Obrigada!

  3. Renê Couto disse:

    De qualquer maneira, procedente da pessoa jurídica ou pessoa física, a realidade é uma só: Nosso planeta Terra está sendo maltratado e violentado.
    Algo deve ser feito, e a pergunta é:
    O que?
    Pergunto para os cidadãos do mundo que aqui freqüentam:
    O que vamos fazer para reverter esta situação causada pela direta/indireta conduta humana?

    Infelizmente, sairei deste blog hoje, com a tristeza de lembrar que estamos vivendo em um mundo que não está sendo tratado da forma digna de um planeta que tudo nos dá.
    Aos amigos cidadãos,
    um carinhoso abraço!


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado