Serviço Social Obrigatório faz mais sentido…

Servi o Social Obrigat rioUm ouvinte/leitor de Recife me escreve. João Paulo quer saber minha opinião sobre o serviço militar obrigatório. Pois bem, assim como sei que sou brasileiro, nordestino como você, dali de Natal, desde que me entendo por gente sei que o serviço militar obrigatório no Brasil é algo imutável, está bem enraizado em nossa memória, em nosso sistema de valores. Embora não seja especialista no assunto, como, aliás, não sou especialista em nenhum assunto, mas apenas um cidadão comum, entendo que deveria existir um sistema de serviço social obrigatório, podendo até ser concentrado com as instâncias militares. Os jovens com 18 anos poderiam fazer parte de grandes legiões de alfabetizadores, levando a leitura e a escrita ao Brasil profundo, a essas cidades à margem dos grandes centros urbanos. Esses jovens poderiam ajudar na vacinação infantil. E poderiam educar a população sobre o combate eficiente do mosquito da dengue. O Brasil é um país de história marcada pela paz, quando falamos em guerras, o Brasil tem que buscar livros de história, ver séculos passados. Se ao menos 50% dos jovens alistados no serviço militar fossem canalizados para o serviço social obrigatório a qualidade de vida das populações carentes melhoraria substancialmente.

One Response so far.

  1. SAM disse:

    No Canadá há um sistema de trabalho social / comunitário incorporado ao próprio sistema de ensino secundário / médio. É uma boa forma de se criar um espírito de serviço nos mais jovens.

    O que costuma acontecer, como foi o caso português há uns anos, profissionalizar o serviço militar e simplesmente discutir-se a sua obrigatoriedade ou não.

    O que você diz está muito bem pensado: seria útil pensarem-se em alternativas a ele…

    PS: qué isso de não ser especialista em nada, eu diria que você o é em quase tudo 😉


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado