Hoje aproximadamente 20% de toda a floresta amazônica, que tem mais de 8 milhões de quilômetros quadrados, já sumiram. Ou seja, foram devastados, queimados. Preocupa saber que a floresta amazônica deixará de existir se mais 30% dela forem destruídos. Pelo menos é que afirmou no último dia 20 o cientista Gilvan Sampaio, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) durante a a conferência científica Amazônia em Perspectiva. É bom destacar que um estudo de 2006 da Universidade Federal de Minas Gerais já previa que, se o ritmo do corte raso continuasse, quase metade da floresta que sobra hoje deixará de existir em meados de 2050. Além de ações imediatas a serem tomadas pelo poder público brasileiro – em todos os níveis de governo – ainda temos que esperar que países como o Peru e a Venezuela, onde a situação da floresta é melhor hoje, também reduzam ações de desmatamento pois do contrário todo o bioma estará em perigo. Falar que precisamos deter o desmatamento na Amazônia é como enxugar gelo. Todo mundo sabe o que fazer para evitar essa catástrofe ambiental mas os índices de desmatamento, ainda assim, não param de crescer. Tomemos um período relativamente curto, de 2000 a 2007, por exemplo, e veremos que os satélites registraram focos de incêndio em 92% das unidades de conservação da Amazônia. Adicione-se ainda que em estados como Roraima e Tocantins, 100% das áreas de proteção ambiental tiveram incêndios. Faltam leis ambientais no Brasil? Não, existem aos borbotões. E junto com as leis campanhas de conscientização, divulgação midiática e todo um arsenal de ações de preservação da região amazônica. Estejamos bem certos que dos 5 milhões de hectares da Amazônia que estão dentro do território brasileiro nada menos que 46% são protegidos por lei.

3 Responses so far.

  1. Ana Rosa Mota disse:

    É incrível a falta de resposta que o governo federativo brasileiro demonstra ao desmatamento da floresta amazónica, quando hectares e mais hectares são queimados.
    1. Será apenas mais uma floresta? E quando houver período propicio é só refloresta-la.
    R= Não, esqueçam que o solo da floresta tropical da Amazônia é um solo pobre em nutrientes, o que levou com que a mãe natureza levasse milénios a construir a Amazônia.
    2. Sendo a Amazônia um bem da humanidade, em beleza, flora, fauna e de uma biodiversidade com saída fármaco e cosmética, não será o caso de o Governo Federal do Brasil, entregar sua protecção as Forças Armadas Brasileira.
    3. Será que um Maravilha natural como está, não merece ser zelada como uma das 7 maravilhas do mundo antigo e agora do mundo moderno?
    Eu sou de nacionalidade brasileira, e digo-vos que gostaria de ver mais muito mais acção por parte dos governantes brasileiros, em muitos casos as propostas de “obras para o desenvolvimento da nação” são a meu ver muito pouco coerentes, como a transposição das águas do rio São Francisco entre outras que irei referir noutras oportunidades. Não sou uma anti-pátria, muito pelo contrário amo o meu país, mas também não sou pessoa de cruzar os braços diante das dificuldades, e quero sem dúvida ver e participar no crescimento do meu amado Brasil.

  2. paula disse:

    que merda eu nao achei o que queria
    essas bosta agente coloca uma coisa e aparece outra

  3. habibi disse:

    é incrivil, como a nossa floresta esta sendo destruída caro amigo, e é bom ressaltar as questoes do meio ambiente, tais como poluição. nosso ambiente esta cada vez mais poluido.


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado