Cerca de 650 milhões de pessoas vive com algum tipo de deficiência física ou mental no mundo. A maior parte (80%) mora em países em desenvolvimento. Além de conviver com a discriminação e com o preconceito, essas pessoas ainda enfrentam dificuldades para desfrutar de seus direitos e para participar ativamente das atividades da sociedade.

Por ocasião do Dia Internacional dos Portadores de Necessidades Especiais, celebrado nesta quarta-feira (3), a Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza campanhas de conscientização a fim de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. O objetivo da organização é divulgar os diferentes aspectos das deficiências e estimular o apoio à dignidade, aos direitos e ao bem-estar das pessoas afetadas. Além disso, a OMS pretende fazer um trabalho de sensibilização sobre as vantagens da integração das pessoas portadoras de necessidades especiais nos diversos aspectos da vida.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos governos que respeitem os direitos das pessoas portadoras de algum tipo de deficiência e solicitou que suas organizações façam parte de todos os processos de desenvolvimento. O secretário-geral alertou ainda para que se aumentem os esforços com vistas a romper o círculo de pobreza e deficiência e ressaltou que deve-se procurar dar acesso político e físico a essa parcela da população nos processos de tomada de decisões.

A organização para a defesa dos direitos das crianças Save the Children exibiu hoje o vídeo “Me amam como sou”, que traz a visão das crianças sobre suas necessidades na escola, suas relações afetivas e seu ambiente ao redor. A organização alerta que a maior parte de crianças com necessidades especiais vivem em países em desenvolvimento, onde sua situação é ainda mais vulnerável, principalmente no que concerne ao abuso sexual. 

Dessa forma, a ONG solicita a elaboração de programas de prevenção da violência com um enfoque nos portadores de necessidades especiais e de fortalecimento das capacidades das crianças para proteger-se de maus-tratos e para pedir ajuda. A entidade estima que apenas 2% dessas crianças que vivem em países em desenvolvimento possuam algum tipo de atenção especial. 

Desde 1982, a Organização das Nações Unidas celebra a data, ocasião em que foi adotado o Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência. O tema de 2008 é “Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência: dignidade e justiça para todos”. A Convenção entrou em vigor em 3 de maio deste ano, estabelecendo que os Estados-membros têm obrigação legal de promover e proteger os direitos das pessoas com deficiência.

One Response so far.

  1. Ana Rosa Mota disse:

    Eu afirmaria que sempre que de alguma forma estivermos presos há um acontecimento passado seria bom o Profissional coerente de psicologia visitarmos.

    atenciosamente.


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado