Tuenti – mais pontes na Web

É impressionante e digno de nota o crescimento da rede social espanhola Tuenti nos últimos meses. Seus criadores produziram idéias importantes de agregador de pessoas/interesses, souberam executar e produzir um nicho (o país europeu) e aos poucos alcançam números estrondosos, se aproximando bastante com os números do Facebook. A principal comunidade virtual na Espanha acaba de chegar nos 2 milhões de visitantes únicos e, de quebra, superou o elmundo.es, um dos mais respeitados meios do país, no aspecto audiência/acessos.

Qual motivo de tanto sucesso? Rafael Sbarai, um jornalista antenado, intui a resposta a começar pelo nome. Tuenti é uma mistura de conceitos. Uma mescla de pronomes que buscam iniciar uma conversa em espanhol, no caso Tu e Contigo, além é claro da existência da criação de uma identidade própria (identity, em inglês). Apenas a característica de seu nome já atribui valor ao público-alvo: jovens. Muitos jovens, de 20 e poucos anos.

E não parou por aí. No mundo virtual desde novembro de 2005, Tuenti é um fenômeno na categoria dos sites de relacionamentos. Apreendeu bem a idéia de “exclusividade”, característica que promoveu o boom do Orkut no Brasil, restringiu convites de até dez pessoas por indivíduo na rede e, aos poucos, soube crescer. Em pouco tempo, atrelou valor, identificação e, como o produto é bom, sua fama foi “criada” rapidamente. Tudo isso é um bom exemplo de mídia espontânea, aquela discussão e agregador de idéias face-a-face. Não precisou do muitas vezes famigerado marketing viral, muito menos de vídeos chamativos no Youtube. Em resumo, o produto Tuenti é bom. E, de quebra, mostra que a web pode sim servir de plataforma de lançamento de pontes entre pessoas, sentimentos, percepções e também nacionalidades e culturas.

One Response so far.

  1. denilde disse:

    como faço para criar um tuenti para mim?
    aguardo a resposta?


ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Observatório da Imprensa
  • Vale

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

  • Carta Maior
  • Meu Advogado